Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Presidente da AMM debate desafios do transporte escolar em evento da Undime-MG

Presidente da AMM debate desafios do transporte escolar em evento da Undime-MG

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, participou da quarta edição do “Café com Prosa Undime Minas Gerais 2018”, na última quarta-feira, 28 de fevereiro. O evento anual, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), reuniu gestores e educadores de todo o estado de Minas Gerais para debates e esclarecimentos sobre os principais temas educacionais em destaque na gestão da Educação Municipal no ano de 2018.

Julvan Lacerda falou para mais de 300 educadores do Estado sobre as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras no que concerne ao transporte escolar. “Os municípios fazem a gestão tanto dos alunos das escolas municipais como das estaduais e, por isso, deveriam ser recompensados, mas não é o que tem acontecido. E quem sofre são os alunos e a população, por isso é importante que todos saibam disso”, destacou.

Em Minas Gerais, 846 municípios têm direto ao recurso, por transportarem estudantes da rede estadual, residentes na zona rural. Por falta de verbas, as prefeituras mineiras enfrentam problemas para custear as despesas com o Transporte Escolar dos alunos da Rede Pública de Ensino, principalmente da Rede Estadual, que é de competência do Estado.

Outros temas

Durante a programação, também foram discutidos temas como: Programa Educação Conectada, Atuação do Ministério Público na Garantia do Direito à Educação Infantil, Os Resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização, Liderança e Empoderamento na Educação e a Responsabilidade do Dirigente Municipal de Educação, Plano Nacional pela Primeira Infância serão abordados e discutidos entre os palestrantes, convidados e Dirigentes Municipais de Educação. A equipe do MEC estará presente para expor suas principais Ações e Programas.