Home > COMUNICAÇÃO > Prêmio mineiro contempla ideias inovadoras

Prêmio mineiro contempla ideias inovadoras

Foi realizada na última terça-feira, 19 de maio, na sede da Fiemg, em Belo Horizonte, a cerimônia de entrega do Prêmio Mineiro de Inovação, que conta com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM). Em sua primeira edição, o Prêmio tem por objetivo reconhecer e gratificar ideias inovadoras que contribuem para o avanço do conhecimento no Estado. O prefeito de Pirapora, Leo Silveira, esteve presente na solenidade representando o presidente da AMM e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio.

Quatro projetos vencedores foram agraciados com R$20 mil e concorreram com 79 iniciativas nas categorias: Produto, Processo, Intangível e Menção Honrosa – Inovação na Educação.

O evento é promovido pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio de Minas Gerais, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

O presidente da Câmara Ítalo-Brasileira do Estado, Valentino Rizzioli, ressaltou a contribuição da iniciativa para a sociedade. “Homenageamos o espírito empreendedor dos mineiros e dos brasileiros, que contribuem para a evolução da sociedade sempre apoiados numa qualidade única: a criatividade”.

Confira os vencedores:

  • Categoria – Produto: The Products Comercial Ltda – Ciranda: cadeirinha para chão que possibilita a crianças de 1 a 6 anos com deficiência física se assentarem no chão sozinhas.
  • Categoria – Processo: Deltamed Eletromedicina Ltda – Sistema de Reaproveitamento de Água (SRA) – Equipamento para purificação de água utilizada, principalmente, em clínicas de hemodiálise.
  • Categoria – Intangível: Cemig Distribuição S.A. – Monitoramento ambiental utilizando imagens reais das áreas cobertas por linhas de transmissão e reconhecimento de padrões.
  • Categoria – Menção Honrosa “Inovação Na Educação”: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – Terminus-EDUC Inovação e Responsabilidade Social: Dicionários Terminológicos para o Pensar Científico e Criativo do Estudante Surdo.