Home > ÁREAS TÉCNICAS > Meio Ambiente > Notícias - Meio Ambiente > Prêmio Cidade Pró-Catador abre inscrições para Prefeituras e Consórcios

Prêmio Cidade Pró-Catador abre inscrições para Prefeituras e Consórcios

Conforme orienta a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, a coleta seletiva deve priorizar a inclusão dos catadores de materiais recicláveis, por meio de cooperativas ou associações. Existem diversos modos para isso acontecer, mas a melhor e mais produtiva forma é a que ocorre em parceria entre gestores, comunidade, setor empresarial e os catadores.

Municípios ou Consórcios intermunicipais que atuam com práticas de inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis podem se candidatar à partir de 22/09 a 01 de novembro de 2015, na terceira edição do Prêmio Cidade Pró-Catador.

A iniciativa promovida pela Secretaria Geral da União, Fundação Banco do Brasil em parceria com o movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada prevê quatro categorias de premiação conforme a estimativa da população municipal, sendo critérios para a seleção; inclusão socioeconômica dos catadores, sustentabilidade, caráter inovador, reaplicabilidade, impacto no público alvo, integração com outras políticas, participação da comunidade, existência de parcerias e escopo do projeto.

Além do reconhecimento público cada iniciativa municipal terá um projeto conjunto entre Prefeitura e Cooperativa/Associações de Catadores no valor de R$120 mil financiado pela Fundação Banco do Brasil.

Vale ressaltar que na segunda edição, em 2014, os municípios mineiros Manhumirim e Brasópolis foram os premiados entre mais de 80 inscrições.

Para mais informações acesse:

. Conheça o edital

.Formulário de inscrição

.Departamento de Meio Ambiente da AMM

You may also like
Antônio Júlio recebe troféu Tancredo Neves
Prêmio de Boas Práticas – Inscrições prorrogadas
Quinta edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas está com inscrições abertas
Inscrições para o Prêmio Mineiro de Inovação 2014 foram prorrogadas