Home > COMUNICAÇÃO > Prefeituras podem se inscrever na 2ª edição do programa de capacitação em gestão

Prefeituras podem se inscrever na 2ª edição do programa de capacitação em gestão

Prefeituras interessadas em participar da segunda edição do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais devem ficar atentas e garantir sua inscrição até o dia 31 de janeiro. A capacitação é gratuita e qualquer município mineiro pode aderir, mesmo aqueles que participaram do curso em 2013, a exemplo das prefeituras municipais de Cláudio e Lagoa Santa, que já garantiram novas vagas.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o programa promove a transferência gratuita de conhecimentos em gestão pública para servidores das administrações municipais. A capacitação é feita por meio do Ensino à Distância (EaD), em parceria com o Canal Minas Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

“O sucesso da primeira edição e o interesse das prefeituras foram determinantes para o lançamento de nova edição em 2014”, afirma a subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental, Adriane Ricieri. No ano passado, cerca de 2 mil servidores de 420 prefeituras foram capacitados em temas como gestão financeira, recursos humanos e empreendedorismo.

Adriane Ricieri ressalta que o modelo de gestão adotado pelo Governo de Minas não pode ficar restrito ao Estado. “Nosso objetivo é disseminar para as administrações municipais a cultura de uma gestão voltada para resultados, com entregas de mais e melhores serviços públicos para o cidadão”, afirma, lembrando que o desenvolvimento começa e acontece nas cidades.

Resultados práticos

O servidor da prefeitura de Lagoa Santa, José Leopoldo Melo Corrêa, destaca a contribuição do programa para a gestão municipal da cidade, que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “Os conteúdos são didáticos, o que facilitou o planejamento dos planos de ação da prefeitura para 2014. Já inscrevemos mais servidores para a próxima capacitação. Queremos dar continuidade às boas práticas que adotamos neste ano, principalmente nas áreas de compras governamentais e gestão para resultados”, afirma.

A expectativa de Corrêa é que os novos servidores que forem capacitados na segunda edição do Programa avancem também em conhecimentos sobre a metodologia de gestão de processos, para aplicá-los na prefeitura. Segundo ele, os servidores que participam dos cursos repassam os conhecimentos adquiridos para os colegas.

A prefeitura de Cláudio, no Centro-Oeste de Minas, também vai participar pela segunda vez da capacitação. Para a chefe do Departamento de Arrecadação de Tributos da prefeitura de Cláudio, Heloísa Helena Araújo Gonçalves, o curso ampliou os conhecimentos do poder público municipal em gestão. “O programa nos deu embasamento para utilizarmos, inclusive, ferramentas de transparência. Incentivamos nossos servidores a participarem da capacitação em busca de uma melhor organização e modernização da administração municipal”, afirma.

Adesões

Para aderir ao programa, os gestores municipais devem acessar o site www.conversandosobregestao.mg.gov.br e clicar no banner de inscrições, onde poderão conhecer a resolução Seplag e o passo a passo a ser seguido. Depois de ler as instruções, o prefeito interessado deve preencher adequadamente o Termo de Adesão e enviá-lo assinado para a Seplag.

Em seguida, o prefeito ou seu representante deverá indicar os servidores que participarão da capacitação em 2014. Ao concluir e ser devidamente aprovado nos módulos, os servidores receberão seus certificados emitidos pelo Canal Minas Saúde, em parceria com a Seplag.

O Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais faz parte do Descomplicar – Minas Inova e compartilha com as prefeituras mineiras a experiência e as boas práticas de gestão implantadas pelo Governo de Minas a partir de 2003, que vêm permitindo ao Estado avançar nos indicadores de desenvolvimento socioeconômico. Para mais informações:municipalizacao@planejamento.mg.gov.br.