Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Prefeituras expõem boas iniciativas em estandes do 35º Congresso Mineiro de Municípios

Prefeituras expõem boas iniciativas em estandes do 35º Congresso Mineiro de Municípios

Projetos inovadores de gestão ambiental, educação e desenvolvimento econômico de municípios de toda Minas Gerais tiveram oportunidade de se tornar conhecidos durante o 35º Congresso da Associação Mineira de Municípios, nos dias 19 e 20 de junho, em Belo Horizonte.

As prefeituras de Extrema, Goianá, Mateus Leme, Paraisópolis, Santa Bárbara, São Geraldo, São Sebastião da Bela Vista e Teófilo Otoni, inscritas no Prêmio Mineiro de Boas Práticas, distribuíram materiais e apresentaram estandes para os prefeitos e secretários municipais presentes.

Projeto mais antigo, criado em 2005, o Conservador das Águas, de Extrema, no Sul de Minas, remunera produtores rurais pela recuperação e manutenção de nascentes e mananciais. Em 13 anos de atividades, mais de um milhão de árvores foram plantadas e a iniciativa se expandiu para cidades vizinhas e distantes das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Já Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, apresentou um projeto que busca tornar a cidade o “berço da iniciação científica” no Estado. Crianças de quatro a dez anos são incentivadas a se engajar na ciência e os frutos começam a aparecer: o município é o único no Brasil que teve, por três anos consecutivos, participação na maior feira de ciências do mundo, a Intel-Isef (International Science and Engineering Fair).

Outro destaque foi a iniciativa de Goianá, na Zona da Mata mineira, com o programa Alimenta Goianá, de apoio ao produtor rural, que contribui com mais de 350 agricultores familiares.

Em sua oitava edição, o Prêmio Mineiro de Boas Práticas, objetiva impulsionar a eficiência na gestão pública com experiências modernas e inovadoras. A AMM incentiva as administrações municipais a empreender e a contribuir assim com o desenvolvimento municipal.

Confira as fotos do evento aqui (clicando aqui).

Publicado em 20 de junho de 2018.