Home > COMUNICAÇÃO > Prefeitos se reúnem no centro-oeste para debater crise dos municípios

Prefeitos se reúnem no centro-oeste para debater crise dos municípios

A cidade de Divinópolis recebeu nesta quarta-feira (29), durante os festejos de 102 anos do município, o encontro de prefeitos das cidades pólo de Minas Gerais. Promovido pela Frente Mineira de Prefeitos, o evento reuniu autoridades de diversas regiões com o intuito de discutir os desafios e a situações da administração municipal. Na ocasião, foram destacadas as oportunidades nas áreas de saúde, educação, finanças, limpeza urbana, jurídica, finanças e social das cidades com população acima de 35 mil habitantes.

Na abertura oficial do evento, o presidente da Frente Mineira Parlamentar e prefeito de Divinópolis, Vladimir de Faria Azevedo, falou da união de todos na luta municipalista e a importância de discutir e compartilhar experiências por meio de programas que deram certo: “Mesmo com todas as dificuldades que estamos enfrentando por falta de recursos, temos que ter espírito criativo e empreendedor para que tenhamos alternativas para administrar nossa cidade”, ressaltou.

Durante o evento, o prefeito Vladimir lançou também a Cidade Digital. O projeto abrange a implantação de internet Wi-Fi em espaços públicos para toda a população. “Este é uma exemplo de parceria publico privada, a custo zero para a população e um exemplo de sucesso, que mesmo com os desafios conseguimos beneficiar a população com esse serviço”, destacou Vladmir.

A programação transcorreu com a palavra dos prefeitos expondo ao público presente às experiências de sucesso que deram certo nos seus municípios e como estão driblando as dificuldades encontradas.

O prefeito de Itaúna, Osmando Pereira, falou do avanço e os resultados alcançados na  gestão de resíduos. “A população separa o lixo em casa entre seco e molhado e são recolhidos em dias alternados e o lixo molhado vai para o aterro sanitário e o seco para a cooperativa”. O prefeito ainda destacou que  o serviço foi implantado em toda a área urbana e rural. “Os impactos foram grandes no ganho ambiental, inclusão social, geração de trabalho e renda, entre outros. Agora estamos implantando o recolhimento de móveis e utensílios por meio do agendamento da população”, ressaltou.

O vice- presidente da Frente Parlamentar e prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda falou da experiência bem sucedida da PPP- Educação – Expansão da Rede Municipal de atendimento a educação infantil e ao ensino médio. Ele falou da importância do financiamento privado em longo prazo para ajudar a viabilizar o projeto e no financiamento de mão de obra qualificada, uma dificuldade encontrada nas prefeituras de hoje. “Estes projetos não seriam implementados pelo setor privado isoladamente, face o volume de recursos necessários e tampouco o setor publico teria o fôlego necessário para enfrentá-lo sozinho. A grande vantagem é a preocupação da empresa em entregar a obra o mais rápido para receber o recurso, sendo também o contratado mantenedor da obra e dando todo o suporte de manutenção”, frisou Lacerda.

Na parte da tarde, foram debatidos vários temas de interesse da gestão pública, tais como: compensação previdenciária, políticas públicas, iluminação pública, sistema de saúde, entre outros. Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito Rodrigo Resende, o presidente da câmara de Divinópolis, Rodrigo Kaboja, o deputado estadual Fabiano Tolentino, e vários prefeitos da região.