Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Prefeitos mineiros marcam presença no primeiro dia da Marcha a Brasília

Prefeitos mineiros marcam presença no primeiro dia da Marcha a Brasília

Já no primeiro dia da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios – que teve início nesta segunda-feira, 21 de maio – a grande movimentação de prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras mineiros no estande da Associação Mineira de Municípios (AMM), instalado na “Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias”, demonstrou a participação maciça dos gestores de Minas Gerais no evento organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Mais de 350 prefeitos mineiros são esperados na abertura oficial do evento, que contará com a presença do presidente Michel Temer.

Iniciando os trabalhos, o presidente da AMM, prefeito de Moema e 1° vice-presidente eleito da CNM , Julvan Lacerda, participou da reunião com o Conselho Político da entidade, para debater os principais pontos do evento, que chega à 21ª edição consolidado como um dos maiores do mundo. Julvan defendeu a pauta municipalista mineira, que será tema do debate na reunião com a bancada mineira no Congresso Nacional. Na ocasião, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, abordou os principais momentos desta edição, como a abertura oficial, o debate da pauta prioritária com deputados e senadores e os painéis com os pré-candidatos à presidência da República. Além disso, ressaltou que também serão discutidas pautas do Congresso Nacional, sobre o Legislativo Municipal, além da assinatura da Carta de Compromissos com o Brasil.

Em relação ao painel com os presidenciáveis, os presidentes das entidades municipalistas estaduais destacaram a necessidade de se obter dos pré-candidatos o compromisso com os Entes locais.

Além do painel com os pré-candidatos e a programação da Marcha, nesta terça os prefeitos mineiros se reunirão com o presidente da AMM, com o objetivo de debater os temas que devem ser discutidos na reunião dos prefeitos com a bancada mineira, no dia 23, às 16 horas, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Mas o momento mais esperado do evento prefeitos de Minas Gerais será no dia 23, às 11 horas, com a posse da nova diretoria, quando o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, será empossado como 1° vice-presidente da Confederação. O novo presidente da entidade será o municipalista Glademir Aroldi.

O prefeito de Guarda-Mor, Edgar Lima, destacou que frequenta todos esses eventos e acha importantíssimo. “Porque é aqui que tiramos nossas dúvidas. A CNM e AMM têm feito um bom trabalho, tanto aqui na Marcha, quanto no Congresso Mineiro de Municípios. Os prefeitos precisam saber o que é de direito e aqui nos orientamos. E agora eu também estarevai estar na CNM, tenho certeza que o Julvan, que é de coragem, vai lutar pelos nossos direitos, porque sabemos as dificuldades que os prefeitos estão passando. Só com essas mobilizações conseguiremos mudar alguma coisa”.

Movimento Mulheres Municipalistas (MMM)

Outra participação importante de Minas Gerais na Marcha nos trabalhos desta segunda-feira foi a presença da prefeita de Itapagipe, Benice Maia – representando as políticas do estado – no encontro que comemorou um ano de fundação do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), onde foram apresentadas as conquistas e os resultados alcançados. As fundadoras do movimento, Tania Ziulkoski e Dalva Christofoletti, iniciaram as atividades e depois abriram espaço para duas entidades apresentarem pesquisas focadas na participação da mulher na política.

Na sua fala, Benice Maia destacou a importância de se colocar o assunto em pauta, dando força para que as mulheres consigam atingir uma proporcionalidade em relação aos homens que estão na vida pública. Ela parabenizou as ações apresentadas pelas prefeitas de outros estados e destacou que a AMM também vem trabalhando nessa mesma linha. Benice convidou a todos para o I Encontro de Prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras, organizado pela Associação durante o 35 Congresso Mineiro de Municípios, que acontecerá nos dias 19 e 20 de junho, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

Com informações da CNM.