Home > COMUNICAÇÃO > Prefeitos firmam compromisso em Curitiba

Prefeitos firmam compromisso em Curitiba

Prefeitos e dirigentes de grandes empresas assinaram, nesta terça-feira (19/05), o 2º Compromisso de Curitiba. Trata-se de um documento apresentado ao ONU-Habitat com as intenções do setor público e privado para tornar as cidades brasileiras mais inteligentes. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, foi um dos prefeitos signatários do documento, bem como o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.

O texto é uma referência para a III Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Habitat III, que será realizada em outubro 2016, na cidade de Quito, no Equador. O fortalecimento das parcerias público-privadas para enfrentar os desafios e tornar as cidades mais inteligentes; a adoção de medidas inovadoras de mobilidade urbana para redução das emissões de gás carbônico; e o investimento em tecnologias de informação são alguns dos principais pontos do 2º Compromisso de Curitiba.

Segundo o chefe da Unidade de Desenvolvimento de Capacidades do ONU-Habitat em Nairóbi, Claudio Acioly, este é um documento simbólico, pois pela primeira vez fala-se de parcerias público-privadas para o desenvolvimento das cidades em um texto oficial apresentado à ONU. Acioly ressaltou ainda a importância da tecnologia para tornar as cidades mais inteligentes e citou aplicativos que estão sendo desenvolvidos por empresas para facilitar a vida nas cidades. “O 2º Compromisso de Curitiba enfatiza a cooperação público-privada para mobilizar recursos e melhorar o acesso da população a serviços de qualidade. É um reconhecimento do setor privado da responsabilidade social, a exemplo do que já acontece em cidades europeias”, afirmou o representante da ONU.

O 1º Compromisso de Curitiba foi firmado em 1992, durante o Fórum Mundial de Cidades, organizado no âmbito da Rio 92 como uma contribuição das cidades a essa conferência. Na ocasião, prefeitos se comprometeram a implementar políticas de desenvolvimento nas cidades.

Com informações do Smart City Business

 Publicado em 20/05/15

You may also like
Antônio Julio deixa AMM com balanço positivo
Antônio Júlio recebe homenagem em São Lourenço
Presidente participa de comemoração na Emater
Cidade inteligente é tema de reunião na AMM