Home > COMUNICAÇÃO > Prefeitos debatem crise econômica municipal

Prefeitos debatem crise econômica municipal

Representantes da Associação Mineira de Municípios (AMM) participaram do 1º Encontro de Prefeitos das Associações dos Municípios do Vale do Aço e Vertente Ocidental do Caparaó – AMVA e AMOC, com o objetivo de debaterem os problemas financeiros enfrentados pela administração municipal em todo o país. O evento foi realizado no último dia 10, na cidade de Entre Folhas, e reuniu prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores e moradores de mais de 30 municípios.

Com o tema “Questionando o Brasil, esperando por Minas, pensando o município”, o encontro serviu para expor a conjuntura olho1política nacional e as principais questões municipalistas, como a revisão pacto federativo, educação fiscal para a cidadania, as desonerações efetuadas pelo governo federal, entre outros temas. A gerente das áreas técnicas da AMM, Vivian Bellezzia, ministrou palestra enfocando a “Judicialização da Saúde”. “Ressaltamos o compromisso da associação com os municípios mineiros e oferecemos nosso apoio para buscar soluções para a crise”, disse.

O prefeito de Entre Folhas, Edson Rogério, defendeu que é necessária a criação de um movimento de reivindicação pelos direitos das cidades: “Não podemos ficar na penúria, sem recursos para atender à população”. Para o prefeito de Periquito e presidente da AMVA, Geraldo Godoy, os gestores municipais estão sendo sacrificados por questões que ultrapassam a sua alçada. “Temos dificuldades de manter os serviços essenciais, sem condições de cumprir com as nossas obrigações”.

Hélio Dornelas, prefeito de Santa Rita de Minas e presidente da AMOC, também lamentou a atual crise dos municípios: “Quem perde é o povo. Atualmente, o município não tem condições de arcar com as suas responsabilidades mais. Gastamos 30% do nosso orçamento com obrigações que são do Estado e do governo federal”, finaliza Hélio.

You may also like
AMM participa do Assine + Saúde e posse da diretoria da AMVA