Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Prazo para a Conferência da Saúde vai até julho

Prazo para a Conferência da Saúde vai até julho

O prazo para a promoção de debates na etapa municipal da Conferência Nacional de Saúde termina no dia 15 de julho deste ano. O objetivo é analisar as necessidades da população, definir as prioridades locais, formular propostas eficientes e qualificadas na área da Saúde.

A técnica do departamento de Saúde da Associação Mineira de Municípios (AMM), Juliana Marinho, recomenda que os gestores fiquem atentos ao prazo e que a população também se envolva. “Este é o momento para apresentar os entraves e as particularidades de cada cidade. Por isso, é importante participar das conferências, que acontecem a cada quatro anos, para que o cidadão possa acompanhar e votar as propostas elaboradas, de forma democrática”.

 O tema desta edição é “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo” e será dividido em oito eixos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas Democráticas e Populares.

A Conferência Nacional de Saúde é realizada há 70 anos e se tornou obrigatória por meio da Lei 8.142/1990, que avalia a situação da Saúde e propõe as diretrizes para a formulação de uma política na área. Este ano, a 15ª edição da conferência ocorre entre os dias 23 e 26 de novembro.

Publicada em 18/05/2015

You may also like
Novo cronograma para os municípios assumirem a gestão dos prestadores
Sancionada Lei que reforça atendimento do SUS às mulheres vítimas de violência
AMM participa de seminário sobre gestão do SUS
Vagas abertas para o Programa Mais Médicos