Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Prazo para a Conferência da Saúde vai até julho

Prazo para a Conferência da Saúde vai até julho

O prazo para a promoção de debates na etapa municipal da Conferência Nacional de Saúde termina no dia 15 de julho deste ano. O objetivo é analisar as necessidades da população, definir as prioridades locais, formular propostas eficientes e qualificadas na área da Saúde.

A técnica do departamento de Saúde da Associação Mineira de Municípios (AMM), Juliana Marinho, recomenda que os gestores fiquem atentos ao prazo e que a população também se envolva. “Este é o momento para apresentar os entraves e as particularidades de cada cidade. Por isso, é importante participar das conferências, que acontecem a cada quatro anos, para que o cidadão possa acompanhar e votar as propostas elaboradas, de forma democrática”.

 O tema desta edição é “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo” e será dividido em oito eixos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas Democráticas e Populares.

A Conferência Nacional de Saúde é realizada há 70 anos e se tornou obrigatória por meio da Lei 8.142/1990, que avalia a situação da Saúde e propõe as diretrizes para a formulação de uma política na área. Este ano, a 15ª edição da conferência ocorre entre os dias 23 e 26 de novembro.

Publicada em 18/05/2015

You may also like
Gestores devem informar equipamentos nos serviços de saúde até 30 de março
Encontro Estadual do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais 2017
Novo cronograma para os municípios assumirem a gestão dos prestadores
Sancionada Lei que reforça atendimento do SUS às mulheres vítimas de violência