Home > COMUNICAÇÃO > Pompéu recebe equipe do AMM em Ação

A Associação Mineira de Municípios (AMM) promoveu na cidade de Pompéu, no Centro-Oeste do estado, o treinamento para elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A iniciativa faz parte do AMM em Ação e teve como foco repassar informações sobre o Novo Código Florestal. Cerca de 40 técnicos de 10 cidades da região da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto São Francisco participaram da ação.

Segundo Licínio Xavier, técnico do departamento de Meio Ambiente da AMM, os gestores têm dificuldades de interpretação do Novo Código Florestal, considerando as normas e regras nele contidas. “Este problema torna-se bem aparente no momento do preenchimento eletrônico do CAR. Os benefícios trazidos pelo Novo Código vão surgir com o tempo, quando os municípios, estados e União apresentarem os registros eletronicamente. Aí sim, teremos uma visão macro de nossas terras”.

O Código Florestal brasileiro institui as regras gerais sobre onde e de que forma o território brasileiro pode ser explorado ao determinar as áreas de vegetação nativa que devem ser preservadas e quais regiões são legalmente autorizadas a receber os diferentes tipos de produção rural.

Para auxiliar os participantes, o engenheiro e consultor da AMM, Sérgio Martins, capacitou os técnicos sobre como elaborar e preencher o CAR. “Importante ferramenta do novo Código Florestal, o cadastro visa principalmente informar os governos sobre a situação ambiental das propriedades no que diz respeito à cobertura vegetal e Áreas de Preservação Permanente (APPs)”.

Para encerrar o AMM em Ação, Licínio Xavier também apresentou o Plano de Saneamento Básico, falou sobre o fim dos lixões, a Lei Complementar 140 e o Plano de Mobilidade Urbana.

You may also like
COPAM regulamenta prazos de licenças ambientais e suas revalidações
Encontro discute uniformidade no licenciamento ambiental
AMM e Semad realizam encontro de meio ambiente
Licença ambiental concedida pelos municípios é regulamentada