Home > COMUNICAÇÃO > Planejamento em Saúde é tema da 2ª Edição do CQGP

Planejamento em Saúde é tema da 2ª Edição do CQGP

O gestor público tem a função de transformar recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis em produtos e serviços de qualidade. Preocupada em capacitar as diferentes áreas que envolvem a administração de um município, a AMM promove os cursos do Centro de Qualificação para Gestão Pública – CQGP. Planejamento em Saúde foi o tema abordado na segunda edição deste ano, iniciada na manhã desta quarta-feira (12).

O gerente geral do Instituto AMM de Ensino e Pesquisa, Gustavo Nassif, tem participado da abertura dos cursos, explicando um pouco mais aos gestores sobre as inovações que serão criadas pelo instituto, criado recentemente pela associação, como cursos de atualização de curta duração, até a educação superior, sejam eles presenciais ou à distância. “Fruto de uma nova perspectiva institucional, o Instituto AMM é uma complexa estrutura voltada para a administração municipal”, esclareceu Nassif. Segundo ele, até 2016, a AMM deve conseguir abrir as vagas para o curso de direito municipalista.

A palestrante responsável pelos dois dias de curso é a especialista em gestão de sistemas e serviços de saúde, Marileni Marta Nascimento Martins. Ela irá esclarecer os servidores públicos de cerca de treze cidades mineiras, a respeito do conceito e da forma de utilização de ferramentas básicas de planejamento e orçamento de saúde, “identificando melhor e otimizando o uso dessas ferramentas, de forma a obtermos a melhoria dos resultados organizacionais e da assistência prestada”, disse ela. Além do sistema, Marileni irá falar de como possibilitar a construção do plano anual de saúde e o relatório de gestão.

Além de técnicos nas áreas específicas, prefeitos também podem e devem participar dos cursos do CQGP. O prefeito de Simão Pereira, Kelsen de Oliveira Valle, esteve presente em cursos de diferentes áreas no ano passado, e diz que virá sempre que possível. “É um instrumento de informação e capacitação fantástico e rápido. Não se consegue gerir uma cidade sem saber os processos e suas atualizações”, explicou.

O próximo curso oferecido será de Sindicância, nos dias 19 e 20 de fevereiro.