Home > COMUNICAÇÃO > Pesquisa vai mapear planejamento nos municípios

Pesquisa vai mapear planejamento nos municípios

Com o propósito de discutir a importância das políticas urbanas para o desenvolvimento dos municípios, a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM), vai realizar uma pesquisa sobre o planejamento urbano nas cidades e territórios.

A partir de 14 de setembro, os gestores dos 853 municípios mineiros vão ter acesso ao formulário que deverá ser respondido e enviado eletronicamente à Sedru. A AMM é parceira do Governo de Minas na mobilização para que o maior número possível de questionários seja respondido.

Responsável pela política de ordenamento territorial no Estado de Minas Gerais, a Sedru pretende, com esta pesquisa, envolver os municípios no processo de elaboração e gestão das políticas públicas de planejamento urbano, visando à qualidade de vida e à sustentabilidade das cidades mineiras.

A pesquisa vai direcionar as ações para incluir no planejamento e gestão das cidades mineiras os novos itens obrigatórios do desenvolvimento urbano – mobilidade, saneamento ambiental, redução da pobreza, regulação do uso e ocupação do solo – além de orientar a construção de um programa de apoio aos municípios na gestão de políticas urbanas.

Publicado em 16/09/15