Home > COMUNICAÇÃO > Palestras magnas gratuitas no Fórum Técnico

Palestras magnas gratuitas no Fórum Técnico

A Associação Mineira de Municípios (AMM) promove na próxima semana, de 10 a 12 de novembro, o Fórum Técnico dos Municípios Mineiros, em Belo Horizonte. O evento de cunho técnico contará com palestras gratuitas: economista Gustavo Loyola (10/11), o presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho e representante do Movimento Nacional dos catadores de Materiais Recicláveis, Tião Santos (11/11), e do doutor em Filosofia da Educação, Gabriel Perissé (12/11). Entrada gratuita para estudantes.

O Fórum também vai promover mais de 40 salas técnicas com especialistas de diferentes áreas, onde serão debatidos temas importantes para a administração municipal como captação de recursos, assistência social, meio ambiente, saúde, educação, jurídico, contábil, dentre outros.  Os interessados em participar poderão fazer inscrição por palestra, com valores promocionais.

A palestra magna com o economista Gustavo Loyola, abordará o tema “Retrato do Municipalismo Brasileiro – Conjuntura Econômica e Perspectiva para 2015”. Loyola já assumiu cargos importantes, como a presidência do Banco Central duas vezes e recebeu, este ano, o prêmio de “Economista do Ano”, entregue pela revista Istoé Dinheiro. O empreendedor Tião Santos falará sobre a “Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental: o empreendedorismo municipal” e debaterá questões sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Já o autor de vários livros sobre educação, pedagogia e ensino, Gabriel Perissé ministrará palestra com o tema “A escola como instituição inovadora”.

A superintendente da AMM, Cristina Márcia Mendonça, explica que o Fórum tem a função de informar o gestor municipal e suas equipes sobre assuntos que estão na pauta da administração pública. “Vamos retratar no encontro todos os temas atuais que afetam os municípios, com o objetivo de orientar o gestor, secretários e servidores”, pontua.

A novidade deste ano ficará por conta das capacitações oferecidas. Os participantes inscritos nas salas técnicas de Cadastro Ambiental Rural (CAR); Capacitação e Requisitos para firmar convênio com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), visando a Regularização Ambiental Rural; GEO-OBRAS Planejamento, contratação e execução de obras e serviços de engenharia e gestão informatizada; e o Siconv: Execução de OBTV e Prestação de Contas, receberão, respectivamente, certificados comprobatórios. “A abordagem destes temas visa preparar os profissionais para a operacionalização das pautas e a possibilidade de replicar o aprendizado nos municípios”, afirma a assessora das áreas Técnicas da AMM, Vívian Bellezzia.

Para os municípios interessados em desenvolver a Comunicação como ferramenta de auxilio à gestão pública municipal, haverá salas com temáticas sobre “Marketing Digital e Redes Sociais” e “Planejamento de Comunicação e Assessoria de Imprensa”. As demais salas técnicas trazem a abordagem de temas como o fim dos lixões; judicialização e medicação da Saúde: impactos no Orçamento Municipal; fiscalização de contratos, atribuições dos serviços de inspeção sanitária e de vigilância sanitária em alimentos; ICMS Ecológico – orientações a respeito da Lei Robin Hood para aumento da receita; apoio técnico do FNDE aos municípios, entre outros.