Home > COMUNICAÇÃO > Palestrantes divulgam suas obras literárias durante o Fórum Técnico

Palestrantes divulgam suas obras literárias durante o Fórum Técnico

Durante a programação do Fórum Técnico dos Municípios Mineiros, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os palestrantes. Com a presença de Tião Santos, e Gabriel Perissé, ambos responsáveis por duas palestras magnas no evento.

A palestra magna “Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental: o empreendedorismo municipal” ministrada pelo protagonista do documentário “Lixo Extraordinário” e líder do Movimento Nacional dos Catadores, Tião Santos, abriu o segundo dia do Fórum Técnico dos Municípios Mineiros. Tião é protagonista de uma incrível história de vida, que teve início no lixão de Gramacho (onde começou a trabalhar como catador desde muito cedo, seguindo os passos de sua mãe, que ali encontrou uma forma de sustentar a família), culminando com o seu envolvimento com o trabalho de Vik Muniz, o qual deu origem ao documentário Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2011. No Fórum, ele teve a oportunidade de lançar sua biografia “Do Lixão ao Oscar” e divulgá-lo para os presentes.

No dia 12 de novembro, a palestra principal tratou sobre “A Escola como Instituição Inovadora”, ministrada pelo doutor em Filosofia da Educação, Gabriel Perissé. Como especialista em educação, Perissé publicou mais de 20 livros relacionados ao tema como leitura e criatividade, ética, formação docente e didática. Para ele, o gestor municipal, ao olhar para a escola, precisa ver também a formação do professor, para o seu dia-a-dia, suas necessidades, e não tratá-lo como o funcionário que causa problema, pois a base da educação é formada na escola. No evento, ele teve a oportunidade de divulgar algumas das suas obras mais recentes como Pedagogia do Encontro, A Oração de são Francisco, dentre outros.