Home > ÁREAS TÉCNICAS > Educação > Pacto pela Alfabetização terá novo ciclo a partir de abril

Pacto pela Alfabetização terá novo ciclo a partir de abril

Está previsto para abril o terceiro ciclo do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, compromisso promovido pelo Ministério da Educação e que busca assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Realizado em parceria com universidades públicas e os sistemas de ensino de estados e municípios, o programa oferece um curso presencial para qualificar professores das redes públicas da educação básica que lecionam em turmas de alfabetização, do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental.

O terceiro ciclo será desenvolvido ao longo desse ano e do próximo,  abordando áreas do conhecimento de forma integrada, com o objetivo de promover a educação integral das crianças. Na primeira etapa do pacto, em 2013/2014, os professores receberam formação em letramento. Na segunda, executada em 2014/2015, em matemática, curso que será concluído em março próximo, de acordo com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB).

A tarefa dos estados e municípios que aderiram ao pacto é criar condições para que os alfabetizadores tenham acesso à formação continuada. Além disso, designar coordenadores das ações do pacto em âmbito estadual e municipal e selecionar alfabetizadores experientes em cada rede para orientar os cursos.

As escolas também têm responsabilidades no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Elas devem liberar os educadores para a formação, presencial, e fazer avaliação diagnóstica anual das suas turmas de alfabetização.

A qualificação dos docentes alfabetizadores tem duração de 120 horas anuais, com metodologia que propõe estudos teóricos e atividades práticas. Os encontros são conduzidos por orientadores de estudos, que são professores das redes públicas a que  estão vinculados.

Papel do município – Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática e realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;

Sobre o Pacto – O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa é realizado por uma parceria que reúne quatro segmentos com responsabilidades compartilhadas: o Ministério da Educação, uma rede de universidades públicas federais e estaduais, as redes estaduais e municipais e os professores alfabetizadores.

São responsabilidades do MEC os encargos das bolsas de estudos pagas aos alfabetizadores e das demais bolsas – para educadores das universidades envolvidas na formação, aos coordenadores no pacto nos estados, Distrito Federal e municípios e aos professores orientadores dos cursos em cada município. Também é atribuição do ministério providenciar, produzir e distribuir cadernos de formação dos educadores e enviar material didático, dicionários, obras literárias e jogos às escolas que tenham classes de alfabetização.

Fonte : Portal MEC

You may also like
Municípios Mineiros precisam enviar a prestação de contas de 2015 da Educação
Municípios devem enviar dados sobre gastos em educação até o dia 30 de abril
MEC disponibiliza Plano de Ações Articuladas 2016/2019
Auxílio-Educação vai fomentar economia local