Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Novo curso do CQGP orienta participantes sobre planejamento dos recursos do SUAS

Novo curso do CQGP orienta participantes sobre planejamento dos recursos do SUAS

De acordo com pesquisa feita pelo Estado de Minas Gerais, cerca de R$ 200 milhões de recursos da Assistência Social estão parados nas contas dos municípios. O novo curso do Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP): Planejamento e a Gestão Orçamentária e Financeira para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) teve como objetivo apresentar caminhos para os gestores planejarem e executarem os recursos de modo a aprimorar a gestão do Suas.

Realizado nos dias 23 e 24 de agosto, na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte, o curso proporciona aos participantes conhecimentos dos aspectos conceituais e legais da política pública do setor. A capacitação possibilita o entendimento teórico e prático quanto ao orçamento, financiamento e gerenciamento dos recursos, por meio do fundo de Assistência Social, além de enfatizar a necessidade de transparência e ética na gestão do recurso público.

Servidores de diversas cidades de Minas vieram entender melhor como utilizar os recursos do setor, e como se adequar à legalidade. “Vim com a expectativa de aprender a usar da melhor forma o recurso que vem do governo federal, no sentido de beneficiar a população e usar da forma mais correta possível, seguindo a nossa gestão de transparência, de respeito com o dinheiro público”, disse a secretária de Assistência Social do município de Três Marias, Adriana Aragão.

A questão do planejamento na aplicação das verbas dos repasses também foi abordada durante a capacitação. “Planejar é fundamental. Acreditamos que qualificar é o melhor caminho para que a gente possa melhorar a gestão. Esse curso foi pensado para que possamos orientar os gestores de forma a planejar e executar os recursos com o objetivo de aprimorar a gestão do SUAS”, esclareceu a assessora do departamento de Assistência Social da AMM, Mayra Camilo, que ministrou o curso, junto com a gestora da secretaria de Assistência Social de itabirito, Jussara Vieira.

Para Jussara, os dados da pesquisa feita pelo Estado apontam a necessidade imediata de capacitar e assessorar os municípios a planejar, acompanhar o ciclo orçamentário e orientar quanto ao gasto de recursos, de modo a qualificar e tornar mais eficiente a gestão dos recursos da Assistência Social: “O planejamento público é fundamental, e o curso oferece a base para construir esse planejamento de uma forma bem racional”, finalizou.

Foto: Comunicação da AMM.
Publicado em 24 de agosto de 2016.