Home > COMUNICAÇÃO > Novo curso do CQGP auxilia na elaboração de projetos urbanos municipais

Novo curso do CQGP auxilia na elaboração de projetos urbanos municipais

Instituto AMM, por meio do Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), lançou mais um curso para o aprimoramento da administração: Gerenciamento de Projetos Municipais Urbanos. O objetivo é aprimorar o trabalho das equipes municipais por meio de um conjunto de informações necessárias para estruturação e apresentação do prospecto.  Realizado nos dias 02 e 03 de dezembro, em Belo Horizonte, foram apresentadas as melhores práticas em gerenciamento, em termos de gestão, para a concepção de projetos voltados para o setor público.

Segundo a professora do curso, Gabriela Costa Xavier, docente da UFMG, uma grande dificuldade na gestão pública é que os elaboradores não conseguem elaborar um projeto de forma que consiga cumprir os custos do orçamento e o prazo que ele foi definido. “Muitas vezes, o resultado não é atingido em razão de falhas de planejamento”, explica. Para isso Gabriela, apresenta técnicas ligadas a gestão empresarial que devem ser utilizadas na gestão publica. “O gestor deve aprender a projectar, com todos os mecanismos e técnicas, de uma forma realista, para atingir os resultados esperados e conseguir terminar a obra”, completa.

O curso aborda todos os aspectos do tema: o que é gerenciamento de projetos, elementos básicos; estrutura; elaboração; identificação e análise de riscos; planejamento de recursos humanos; desenvolvimento do cronograma, orçamentação e execução. Além disso, exemplos de projetos bem sucedidos foram apresentados aos servidores presentes.

O vereador de Jeceaba, Wesley Bonifácio da Rocha, participou do curso. Ele explica que apesar de não fazer parte da administração, acha importante ter esse tipo de conhecimento e poder acompanhar melhor as ações do executivo, além de conseguir propor obras mais eficientes.  “Como fiscalizador do município, é bom conhecer um pouco mais sobre elaboração dos projetos”, ressalta.