Home > COMUNICAÇÃO > Novembro Azul alerta homens para o combate do câncer de próstata

Novembro Azul alerta homens para o combate do câncer de próstata

A Campanha Novembro Azul intensifica neste mês a prevenção e o tratamento da saúde do homem, em especial contra o câncer de próstata. No próximo dia 17 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de Próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, e o sexto mais comum no mundo, representando 10% dos casos da doença. É considerado um câncer de terceira idade, pois a maior parte dos casos corresponde a homens com mais de 65 anos.

Nos últimos anos tem se observado um aumento nos casos da doença, fato atribuído ao avanço dos métodos de diagnóstico, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação e pelo aumento da expectativa de vida da população. O que significa que os casos são detectados precocemente, aumentando as chances de cura.

O INCA alerta para alguns fatores de risco sobre esse tipo de câncer, pois a incidência de casos e o percentual de mortalidade aumentam quando o paciente possui mais de 50 anos. Como outros tipos de câncer, o de próstata tem profunda relação com a genética familiar. Homens cujo pai, ou irmãos, já tiveram a doença têm chances maiores de desenvolver o tumor. Os hábitos alimentares e o estilo de vida da pessoa também são fatores importantes a serem observados.

Com informações do Centro de Quimioterapia Antiblástica e Imuniterapia