Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Nova página na internet auxilia estados e prefeituras a firmar parcerias com o setor privado

Nova página na internet auxilia estados e prefeituras a firmar parcerias com o setor privado

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) lançou, no dia 4 de julho, página na internet que consolida informações referentes ao Programa de Apoio às Concessões e Parcerias Público-Privadas de Estados e Municípios. A proposta é ampliar a divulgação do Programa com os gestores municipais e estaduais, e assim, contribuir para a construção de parcerias locais com o setor privado na área de infraestrutura. O objetivo é promover a ampliação dos investimentos e melhorar os serviços públicos oferecidos à população.

A página lançada pelo MP concentra informações importantes para a relação de PPPs e concessões. Estão disponíveis dados sobre os mecanismos de assistência técnica e financeira, regras para padronização de documentos, sistemas de financiamento e garantias, capacitação técnica, legislação, e regulação de contratos. Tudo para que os agentes públicos possam inscrever os projetos no programa.

O Programa 

O Programa de Apoio às Concessões e Parcerias Público-Privadas de Estados e Municípios dos entes federativos busca facilitar investimentos em infraestrutura que estão sob gestão local. Os focos são os setores de saneamento, resíduos sólidos, iluminação pública e mobilidade urbana. 

A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI/MP), em parceria com o Ministério das Cidades, e tem como principal pilar o Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (FEP), administrado pela Caixa Econômica Federal (Lei 13.529/17).

O fundo apoia técnica e financeiramente estudos de viabilidade para as concessões estaduais e municipais, promovendo a estruturação de projetos com potencial de melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade.

Mais informações aqui e com o assessor do departamento de Desenvolvimento Econômico da AMM, Ramon Diniz, pelo telefone (31) 3916-9193.

Publicado em 12 de julho de 2018.