Home > COMUNICAÇÃO > Nova diretoria assume a Associação Mineira de Câmaras Municipais

Nova diretoria assume a Associação Mineira de Câmaras Municipais

O Vereador Sinval Cordeiro, vice-presidente da câmara municipal de Campos Altos, assumiu a presidência da Associação Mineira de Câmaras Municipais – AMICAM , desta terça-feira (25). Em solenidade realizada na sede da Associação Mineira de Municípios – AMM, a nova equipe de trabalho se comprometeu em buscar novos afiliados em todas as regiões do estado.

A Associação de Câmaras Municipais foi criada e lançada em março de 2013, com o objetivo de organizar e fortalecer o legislativo municipal mineiro, representando com coragem e eficiência os vereadores do estado. A AMM, como representante legítima dos municípios mineiros, por meio de seu presidente, prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, demonstra seu apoio a AMICAM por acreditar que uma gestão de qualidade e que atenda as necessidades dos cidadãos, só é possível com a colaboração e parceria entre o executivo e legislativo municipal.

O novo presidente fez questão de destacar a necessidade de união entre os legislativos municipais mineiros: “nós vereadores só vamos conseguir o desenvolvimento das câmaras se nos unirmos. Somos, na minha concepção, uma das maiores forças deste país”. Cordeiro ainda lembrou que “as câmaras municipais ainda tem muita a conquistar, assim a AMICAM é uma instituição que vai dar força as câmaras, juntando a união das grandes e pequenas cidades”. O presidente também agradeceu a AMM pelo apoio.

O superintendente geral da AMM, Ângelo Roncalli, lembra que o papel dos vereadores é bem mais do que legislar: “O objetivo do vereador é legislar, é fiscalizar, mas ele é sem dúvida o principal indutor do desenvolvimento de uma localidade, porque ele recebe as primeiras demandas das ruas, nos bairros… Ele também pode e deve trazer sugestões e orientações, além de apresentar projetos e iniciar debates que possam ser realizados por meio de políticas públicas que atendam o anseio da comunidade”, disse.

A AMICAM faz com que os vereadores tenham um representante oficial a nível estadual, que oriente e qualifique ainda mais o poder legislativo mineiro.

 

IV Congresso Mineiro de Vereadores

Na oportunidade, os vereadores presentes foram convidados a participar do IV Congresso Mineiro de Vereadores. O encontro, que será realizado entre os dias 26 e 27 de março, em Belo Horizonte, tem o intuito de orientar e capacitar, além de proporcionar a troca de experiência entre o legislativo mineiro.