Home > COMUNICAÇÃO > Norte de Minas se reúne para debate político

Norte de Minas se reúne para debate político

Montes Claros recebeu a primeira reunião itinerante da Associação Mineira de Municípios (AMM), nesta terça-feira (22/9), realizada na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). O presidente da AMM e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, recebeu cerca de 40 prefeitos do Norte de Minas, deputados e outras autoridades para promoção de um profundo debate político de ideias e propostas.

“Nós prefeitos precisamos mudar o comportamento para recuperarmos nossa autoridade. Só somos fortes se estivermos unidos nas nossas reivindicações, por isso estamos aqui, juntos, nesta reunião”, reforçou o presidente da AMM. Antônio Júlio destacou ainda que a crise pode trazer oportunidades. “Nestes momentos tomamos decisões inteligentes, acredito que o momento para crescermos é agora”.

O presidente do Consórcio União Geral e prefeito de Catuti, Helio Pinheiro Cruz, falou sobre a importância de mostrar aos munícipes o papel primordial das prefeituras. “Somos os mais cobrados quando o assunto é serviços à população”, lembrou o prefeito.

Cesar Emílio, prefeito de Capitão Enéas e presidente da Amams, reivindicou mais atenção ao Norte de Minas. “É preciso políticas públicas diferenciadas para nossa região e democratizar os recursos. Esperamos ansiosos pela revisão da Lei Robin Hood que vai ajudar muito os pequenos municípios”.

O deputado Estadual Carlos Pimenta, enalteceu a iniciativa. “A AMM sai da comodidade da sede em Belo Horizonte e vai para o interior conhecer a realidade. E cada região de Minas tem a sua realidade, tem seus problemas. Aqui em Montes Claros a associação vai poder constatar que a situação é séria. É preciso ter uma postura firme diante o governo do Estado e do governo federal para encontrarmos soluções para os problemas enfrentados pelas prefeituras”.

Participações

Estiveram presentes na reunião prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado da Microrregião da Serra Geral de Minas (União Geral), Amams e da Associação Microrregional dos Municípios do Médio São Francisco (Ammesf). O prefeito anfitrião, Ruy Muniz, a deputada federal Raquel Muniz, o subsecretário de Política Urbana do Governo de Minas Gerais, Diran de Souza Filho e o vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios e prefeito de Saldanha Marinho (RS), Glademir Aroldi, também prestigiaram o encontro.

AMM Itinerante

Promover a interiorização das atividades desenvolvidas pela Associação é o principal objetivo do AMM Itinerante. Ao todo, serão dez encontros, abrangendo as macrorregionais do Estado de acordo com o previsto no estatuto da AMM.

As demais reuniões serão agendadas e divulgadas posteriormente. Minas Gerais conta, atualmente, com 43 associações microrregionais. A iniciativa tem o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Publicado em 23/09/15

You may also like
AMALPA – Assoc. dos municípios da microrregião Alto Paraopeba
AMM Itinerante realiza primeira reunião no Norte
AMM Itinerante
Em Uberaba, fórum discute crise nas prefeituras