Home > COMUNICAÇÃO > Municípios turísticos serão categorizados

Municípios turísticos serão categorizados

Uma nova metodologia para categorizar os municípios brasileiros e facilitar a criação de políticas públicas e investimentos no setor foi adotada pelo Ministério do Turismo. A partir de quatro variáveis de desempenho econômico (número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais) os 3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco grupos, de A até E.

Minas Gerais teve 466 cidades agrupadas nestas categorias. O objetivo dessa divisão é aprimorar os critérios para definir políticas voltadas para o turismo, além de criar um instrumento capaz de subsidiar a tomada de decisões de acordo com o tamanho da economia do turismo de cada localidade.

A categoria A representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem e conta com 51 localidades, incluindo as 27 capitais brasileiras. O grupo B tem 167 integrantes, com participação expressiva de localidades das regiões Sudeste, Nordeste e Sul.  Juntos, os grupos A e B respondem por 68% do fluxo doméstico brasileiro e 97% do internacional. Já o grupo C, com 504 municípios, representa 15% do total avaliado. O maior número de cidades do Mapa do Turismo, 2.623, ou 78% do conjunto avaliado concentram-se nos grupos D e E.

Belo Horizonte, assim como todas as capitais brasileiras, ficou na categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Outros 18 municípios mineiros como Ouro Preto, Diamantina, Juiz de Fora e Uberlândia foram inseridos na categoria B; e 66 na categoria C, incluindo Caxambu, Salinas, Três Marias e Pirapora. As 381 cidades restantes foram categorizadas como D e E.

Mapa do Turismo Brasileiro

É o instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas e define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente. O mapa é atualizado periodicamente e a última versão, de 2013, conta com 3.345 municípios divididos em 303 regiões turísticas.

You may also like
Novas regras e critérios são definidas para repasse de recursos ao turismo
Reunião em Córrego Novo conta com apoio da AMM
ICMS Turístico: prazo termina em abril
Banco Mundial estima que 4 milhões de latino-americanos vivam da reciclagem