Home > COMUNICAÇÃO > Municípios terão apoio na elaboração de projetos

Municípios terão apoio na elaboração de projetos

Prefeitos de diversas regiões de Minas e representantes de associações microrregionais se reuniram nesta sexta-feira (02/10), na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte. O objetivo foi conhecer o Programa de Apoio aos Municípios e ao Desenvolvimento Territorial de Minas.

Ao lado do presidente da AMM e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, o subsecretário de Projetos da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marcos Túlio de Melo, falou sobre o projeto. “Nossa intenção é criar escritórios em todo Estado para elaborar e doar projetos de engenharia e arquitetura para as prefeituras que desejam pleitear verbas no governo federal, estadual, junto aos bancos ou mesmo com recursos próprios”, explicou o subsecretário.

A previsão é instalar 11 escritórios regionais que irão atendes aos municípios com até 100 mil habitantes. “Queremos priorizar aqueles com menor estrutura. Serão até três projetos por prefeitura e a nossa meta é alcançar um total de 2.466 até 2018”.

O edital para a contratação dos escritórios de engenharia e arquitetura deve ser publicado neste mês de outubro. A partir daí, será feita a licitação, que vai levar em conta a melhor técnica e o menor preço. “Até fevereiro de 2016, já teremos iniciado a instalação dos escritórios”, explicou Melo.

O presidente Antônio Júlio destacou as ações realizadas pelo governo de Minas Gerais para ajudar no enfrentamento da crise. “O governo têm buscado parceria com a AMM e as microrregionais. Nós temos feito reuniões e conseguido alguns avanços como o aumento do repasse da verba do transporte escolar, a revisão da Lei Robin Hood e agora o projeto de desenvolvimento territorial. Temos que ter bons projetos para conseguirmos mais recursos”.

“Ter projetos em mãos facilita e agiliza a captação de recursos, é uma ajuda importante”, disse o prefeito de Capim Branco e presidente da Associação Microrregional dos Municípios do Rio da Velha (Amav), Romar Ribeiro.

Foto: Mayra Castro

Publicado em 02/10/15

You may also like
AMM lança manual de orientações aos prefeitos eleitos
Planejamento como ‘palavra de ordem’ para ajustar o orçamento municipal
Presidente da AMM critica concentração de poderes durante evento municipalista
VI Congresso de Prefeitos Eleitos da AMM prepara novos gestores