Home > COMUNICAÇÃO > Municípios recebem prêmio por bom exemplo

Municípios recebem prêmio por bom exemplo

O Prêmio Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais foi entregue nesta quinta feira (29) para 48 prefeituras de Minas Gerais. Com o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento às práticas de gestão, o prêmio proporciona a avaliação gratuita das ações das prefeituras. Uma comissão formada por especialistas em gestão pública avalia cada uma das ações e as classificam em três faixas: ouro, prata e bronze. Do total de municípios, 23 receberam a faixa ouro, 10 foram premiados com a faixa prata e 15 com faixa bronze.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag, o prêmio faz parte do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais. Para o governador Alberto Pinto Coelho, “o grande vencedor do prêmio é o cidadão, que é nosso maior compromisso. O importante é cuidar do interesse público e, em última instância, cuidar das pessoas, ao aprimorar a qualidade do serviço público”. Ao todo, 420 municípios foram capacitados no Programa.

No evento, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, explicou que foram avaliadas as práticas de gestão em 11 áreas, entre elas, Finanças Públicas Municipais, Compras Governamentais, Gestão de Projetos, Captação de Recursos Nacionais e Internacionais e Plano de Carreiras para servidores. Para ela, “Minas vem avançando muito no modelo de gestão e recebemos muitas visitas de países, estados e vários municípios do Brasil. Por isso, nos sentimos na obrigação de repassar esses conhecimentos para os municípios e ter também a capacitação municipal”.

Bandeira do Sul foi uma das cidades que foram premiadas com a faixa bronze. O município foi condecorado pela avaliação de desempenho do estágio probatório, que é realizado desde 2010. Para o prefeito da cidade, João Batista Fonseca, “ter o trabalho reconhecido só no incentiva a continuar aprimorando nossa gestão”.

Lançado em 2012, o programa de gestão para municípios foi desenvolvido em parceria com o Instituto Qualidade Minas e Canal Minas Saúde, em suas duas edições, já beneficiou 504 prefeituras mineiras, o que corresponde a 60% do total de municípios de Minas. Gratuito para as prefeituras, o Programa é parte do Descomplicar – Minas Inova, que vem implantando ações de desburocratização e simplificação de procedimentos da administração pública, facilitando as relações entre órgãos públicos e a sociedade.

Municípios premiados

Faixa ouro: Municípios que demonstram excelente grau de aderência de implantação dos temas, com ações sistematizadas e direcionadas, apresentando evidências das práticas.

23 premiados – Sete Lagoas, Carangola, Patrocínio, Bom Despacho, Pará de Minas, Itaúna, Pompéu, Ibirité, Guaxupé, Pirapora, Itabirito, Janaúba, Itajubá, Lavras, Taiobeiras, Divinópolis, Mariana, Muriaé, Muzambinho, Teófilo Otoni, Conceição do Mato Dentro, Ituiutaba e Lagoa Santa.

Faixa prata: Municípios que demonstram bom grau de aderência de implantação dos temas, com ações em fase de sistematização, apresentando evidências das práticas.

10 premiados – Extrema,  Barão de Cocais, João Monlevade, Manhuaçu, Além Paraíba, Caeté, João Pinheiro, Carmo do Rio Claro, Turmalina e Três Corações.

Faixa Bronze: Municípios que demonstram razoável grau de aderência de implantação do tema inscrito, apresentando evidências para algumas práticas.

15 premiados – Alfenas, Curvelo, Bandeira do Sul, Barroso, Camanducaia, Rio Pomba, Unaí, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Passos, Varginha, Brasília de Minas, Esmeraldas, Três Marias e Ipuiuna.
Com informações da Agência Minas
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG