Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Municípios podem participar do Calendário de Eventos do Ministério do Turismo

Municípios podem participar do Calendário de Eventos do Ministério do Turismo

Criado para reunir, em um ambiente on-line, os principais eventos turísticos no território nacional e, desta forma, conseguir ajudar destinos turísticos brasileiros e viajantes que planejam conhecer suas belezas e diversidades culturais, o Calendário Nacional de Eventos entra em seu terceiro ano de existência com 936 eventos já cadastrados em 21 estados e no Distrito Federal.

Conforme o levantamento do Ministério do Turismo, a maioria dos eventos foram classificados na categoria artístico/cultural/folclórico (355), seguido de religioso (223), esportivo (86), festejos juninos (67) e gastronômico (56).

Em 2017, foram registrados mais de 1,4 mil eventos, um crescimento de 60% em relação ao ano anterior, com 886. Os números comprovam maior engajamento dos organizadores de eventos e secretarias de turismo de estados e municípios. O cadastro dos eventos é feito pela internet, de forma rápida e segura.

Apesar do alto número de registros, importantes eventos de movimentação turística no Brasil ainda não foram incluídos no Calendário de 2018. Para inscrever sua festa no Calendário, o promotor deve entrar no site e cadastrar os dados do solicitante e do evento. A partir daí, é só clicar em “submeter”, no canto direito da página, e aguardar a análise, aprovação e divulgação da equipe técnica do MTur. Se aprovado, o evento é incluído no Calendário e fica disponível para milhares de pessoas.

Vale ressaltar que as informações contidas no site foram integralmente coletadas de forma colaborativa e cedidas por promotores e secretarias estaduais e municipais de Turismo. O cadastro de novos eventos é aberto o ano todo, 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Confira mais informações no Manual de Preenchimento.

Mais informações com o assessor do departamento de Desenvolvimento Econômico da AMM, Ramon Diniz, pelo telefone (31) 3916-9193.

Publicado em 9 de janeiro de 2018.