Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Municípios podem contar com Mapa Gastronômico do Estado

Municípios podem contar com Mapa Gastronômico do Estado

Foi lançado no dia 18 de outubro, o Mapa Gastronômico de Minas Gerais, dentro do programa +Gastronomia, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG). O objetivo do mapa – na verdade, um guia – é potencializar o turismo gastronômico do Estado, já apontado em pesquisas como um dos preferidos dos turistas que visitam Minas Gerais.

Destinado aos turistas e operadores de viagens, o guia traz em seu conteúdo uma compilação das experiências gastronômicas do Estado que são divididas, nesta primeira edição, em três eixos: festivais gastronômicos, visitas aos produtores locais e roteiros de gastronomia.

Resultado de amplo levantamento da oferta turística em Minas Gerais, o Mapa Gastronômico foi elaborado em parceria com os circuitos turísticos mineiros, possibilitando o conhecimento da oferta gastronômica do Estado e contribuindo, assim, para o planejamento, gestão e promoção da gastronomia mineira enquanto atrativo turístico.

A gastronomia é parte da identidade, da cultura e da tradição de Minas Gerais. Por meio do trabalho de pesquisa, foi possível catalogar mais de 150 festivais gastronômicos no Estado, que acontecem anualmente. Promovendo as iguarias e a tradição da culinária mineira, os festivais são importantes atrativos que permitem ao turista uma imersão na cultura local.

O guia também traz mais de 120 atividades e estabelecimentos abertos à visitação dos turistas, para quem deseja conhecer de perto a rotina dos produtores rurais. E há ainda 27 roteiros gastronômicos registrados – tudo pensado para que o turista possa saborear, vivenciar e se apaixonar por Minas Gerais.

Fonte: Agência Minas. Foto: Divulgação/Setur-MG.

Mais informações com o assessor do departamento de Desenvolvimento Econômico da AMM, Ramon Diniz, pelo telefone (31) 3916-9193.

Publicado em 25 de outubro de 2017.