Home > COMUNICAÇÃO > Municípios oferecem vacina contra HPV

Municípios oferecem vacina contra HPV

Dose previne contra o câncer do colo do útero

 

Os municípios brasileiros já estão recebendo o estoque da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para meninas de 9 a 11 anos. A prevenção começou no início de março em mais de 36 mil locais espalhados pelo país. A expectativa do Ministério da Saúde para este ano é imunizar mais de 4 milhões de garotas com o auxílio das secretarias estaduais e municipais.

A técnica do departamento de Saúde da Associação Mineira de Municípios (AMM), Juliana Marinho, destaca que todo programa de prevenção merece uma atenção especial dos gestores e da população. “O grupo de meninas de 9 a 11 anos foi escolhido para ser vacinado porque foi constatado, por meio de pesquisas, que a eficácia é elevada em mulheres que ainda não têm uma vida sexual ativa”, explica. Juliana ressalta ainda que a vacina pode reduzir drasticamente os casos de câncer do colo do útero e a taxa de mortalidade.BOX1

A novidade para este ano é a inclusão de 33,5 mil mulheres de 9 a 26 anos que têm com HIV, por serem mais suscetíveis a complicações decorrentes do HPV e terem cinco vezes mais chances de desenvolverem câncer no colo do útero do que a população em geral. Para este ano, o Ministério da Saúde recomenda aos estados e municípios que façam parcerias com as escolas públicas e privadas, repetindo a estratégia adotada no ano passado para a primeira dose da vacina destinada a meninas de 11 a 13 anos. A partir de 2016, serão vacinadas as meninas de 9 anos.

Como vacinar?

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. As vacinameninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também podem aproveitar a oportunidade de se prevenir. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14.


HPV

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.


 

You may also like
Minas recebe larvicida para combate ao “aedes aegypti”
Minas recebe montante para cirurgias eletivas
Ministério da Saúde libera R$ 3,2 mi para Minas
Termina hoje o prazo para municípios se inscreverem no Mais Médicos