Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Ministério da saúde libera recursos para Campanha de Hanseníase

Ministério da saúde libera recursos para Campanha de Hanseníase

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, 1º de julho, a Portaria 1.231/2016, que autoriza o repasse de recursos financeiros a municípios, em todo o País, para a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose no ano de 2016. Para Minas Gerais, serão destinados R$ 572.433,93, a 187 municípios mineiros, repassados em parcela única por meio dos Fundos Municipais de Saúde.

A Campanha tem como objetivo identificar casos de hanseníase por meio de busca ativa em crianças em idade escolar com sinais e sintomas da doença. Além da identificação, há também a prestação do tratamento quimioprofilático de verminoses, diagnóstico e tratamento do tracoma e tratamento coletivo para esquistossomose em localidades com percentual de positividade acima de 25%.

É importante salientar que, para o município ter o direito de receber o recurso, deve estar em dia com os dados cadastrais no Sistema de Informações sobre Mortalidade (Sim). O sistema coleta dados sobre mortalidade no País e possui variáveis que permitem, a partir da causa de morte atestada pelo médico, construir indicadores e processar análises epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde.

Com informações da CNM.

Publicado em 6 de julho de 2016.