Home > ÁREAS TÉCNICAS > Saúde > Notícias - Saúde > Ministério da Saúde lança Campanha para doação de leite humano

Ministério da Saúde lança Campanha para doação de leite humano

Conscientizar a sociedade da importância da doação de leite humano e incentivar a prática entre mães que amamentam é o objetivo da campanha “Doe Leite Materno”, lançada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, no dia 16 de maio.

Com o slogan “Um pouquinho do que você doa, é tudo para quem precisa”, a campanha aborda a necessidade do leite humano ao desenvolvimento dos bebês, como única fonte de alimento até os seis meses de idade.

A amamentação é o principal fator de redução da mortalidade na infância e, por isso, a campanha prevê o aumento do número de novas doadoras voluntárias, bem como do volume de leite humano coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso, internados no País.

O Brasil é referência mundial em doação de leite. Os Bancos de Leite Humano (BLH) são casas de apoio à amamentação que surgiram como uma estratégia de qualificação da assistência neonatal em termos de segurança alimentar e nutricional, com foco em ações que ajudam a reduzir a mortalidade infantil em instituições hospitalares. O trabalho é voltado a crianças que demandam cuidados especiais em unidades de terapia semi-intensiva e intensiva, ou seja, bebês que nasceram prematuros, com baixo peso. São crianças que, pelas mais variadas razões, precisam de uma atenção especializada.

A estratégia de Bancos de Leites Humano (BLHs) do Brasil, desenvolvida há 32 anos pelo Ministério da Saúde, já beneficiou, entre os anos de 2009 e 2016, mais de 1,8 milhão de recém-nascidos. Contou com o apoio de mais de 1,3 milhão de mulheres doadoras, com aproximadamente, 1,4 milhão de litros de leite coletados. Em 2016, os BLHs do País, registraram mais de 300 atendimentos em grupos, 1,7 milhão de atendimentos individuais e aproximadamente mais de 270 mil atendimentos domiciliares.

Existem no País 221 BLH, em todos os estados e Distrito Federal, e 186 Postos de Coleta, além da coleta domiciliar. Em todo o mundo, mais de 17,8 milhões de mulheres foram assistidas por BLH. Foram mais de 1,5 milhão de litros de leite doados por 1,8 milhão de mulheres doadoras e mais de 1,5 recém-nascidos beneficiados.

Com informações do Ministério da Saúde.
Publicado em 17 de maio de 2017.