Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Ministério da Saúde lança campanha de vacinação de jovens e adolescentes contra meningite e HPV

Ministério da Saúde lança campanha de vacinação de jovens e adolescentes contra meningite e HPV

O Ministério da Saúde está convocando 10 milhões de jovens e adolescentes para se vacinarem contra meningite e HPV (Papiloma Vírus Humano). Nesta terça-feira (13), foi lançada a Campanha de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra HPV e Meningites. Estudo feito em 2017 indica que a prevalência estimada do HPV nas capitais do Brasil é de 54,3%.

Deverão ser vacinadas contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Neste ano, o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser dos 11 aos 14 anos de idade. No ano passado, estavam sendo vacinados contra a doença meninas e meninas de 12 a 13 anos.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, Carla Domingues, enfatiza que as vacinas contra o HPV e a meningocócica C fazem parte do calendário de rotina disponível nas unidades do SUS, durante todo o ano e que esta é uma campanha de mobilização. “É importante ressaltar que esta é uma campanha informativa e de esclarecimento e não uma campanha de vacinas. E alertar as pessoas sobre a necessidade da vacinação, esclarecendo o que é mito e boato, e informações verdadeiras, baseadas em estudos científicos”, observou a coordenadora.

Mais informações sobre a campanha no portal do Ministério (clique aqui) e com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.

Publicado em 13 de março de 2018.