Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Ministério da Saúde distribui vacinas H1N1 aos estados

Ministério da Saúde distribui vacinas H1N1 aos estados

A campanha nacional de vacinação contra a gripe A H1N1 será mais cedo este ano, de 30 de abril a 20 de maio. A vacina começa a ser distribuída aos estados na sexta-feira, 1.º de abril, seguindo o calendário divulgado pelo Ministério da Saúde. Após o recebimento, as secretarias estaduais repassam as doses de imunização aos municípios.

Conforme informações do Ministério da Saúde, nas três primeiras remessas, que vão de 1.º a 15 de abril, os estados receberão 25,6 milhões de doses, que correspondem a 48% do total a ser enviado para a campanha deste ano. Desse montante, serão entregues 5,7 milhões de doses para São Paulo.

Normalmente, os surtos de H1N1, um dos tipos da Influenza A, acontecem a partir de junho, com a chegada do inverno. Mas, a transmissão também pode ocorrer de forma acentuada no verão. Há registros de casos – este ano – confirmados em alguns estados e no Distrito Federal. Na capital paulista, oito pessoas morreram em decorrência do vírus.

Mesmo que Minas Gerais ainda não viva um surto da doença, o alerta se justifica pelos números. No ano passado, foram seis casos da gripe H1N1 no estado. Já em 2016, apenas nos três primeiros meses do ano, foram contabilizadas três infecções e duas mortes.

Doença

Os principais sintomas da gripe A são infecção aguda das vias aéreas e febre – em geral mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarreia, vômito, fadiga e rouquidão.

A prevenção é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência. Além disso, ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas devem ser evitados.

Medicamento

O Ministério da Saúde ressalta que todos os estados estão abastecidos com o Fosfato de Oseltamivir, medicamento para tratar a doença, que devem disponibilizá-lo em suas unidades de saúde. É importante que o medicamento seja administrado nas 48 horas a partir do início dos sintomas.

Vacinação

A campanha nacional de vacinação será de 30 de abril a 20 de maio, sendo o dia 30 a data de mobilização em todo o Brasil. O objetivo é reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha, como gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, as quais têm mais risco de adoecer.

Com informações da Agência CNM e do Portal Federativo.

Publicado em 31.03.2016.

You may also like
Campanha nacional contra a gripe termina amanhã
Municípios têm até 20 de maio para cumprir a meta de vacinação contra a gripe