Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Minas recebe larvicida para combate ao “aedes aegypti”

Minas recebe larvicida para combate ao “aedes aegypti”

O Ministério da Saúde enviou a Minas Gerais duas toneladas de larvicida para  conter a proliferação das larvas do mosquito “aedes aegypti”, quantidade suficiente para tratar um volume de água equivalente a 440 piscinas olímpicas. A ação integra uma das frentes (Mobilização e combate ao mosquito) do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia.

A orientação é que as secretarias estaduais e municipais de saúde verifiquem se a utilização do insumo está de acordo com as normas do Programa Nacional de Controle da Dengue. Além disso, as repartições devem realizar uma avaliação de risco, utilizando as informações do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que permite direcionar as ações de forma mais apropriada, de acordo com o tipo de depósito predominante em cada área.

Em 2015, Minas Gerais recebeu 28,6 mil litros e 3 toneladas de adulticida. Vale destacar que todas as ações de combate ao Aedes aegypti, tanto as mecânicas quanto o uso de produtos químicos, devem ser coordenadas. Nenhuma delas, sozinha, é capaz de impedir a proliferação do mosquito.

You may also like
Mobilização destina a sexta-feira como o dia de combate ao Aedes aegypti
Municípios terão mais recurso para contratar Agentes de Combate às Endemias
MP libera recursos para compra de repelentes para gestantes
Comissão aprova plano de trabalho para controle do Aedes aegypti