Home > ÁREAS TÉCNICAS > Meio Ambiente > Notícias - Meio Ambiente > Minas Gerais recebe primeira usina de reciclagem de veículos da América Latina

Minas Gerais recebe primeira usina de reciclagem de veículos da América Latina

Belo Horizonte receberá, em fevereiro, a primeira usina piloto de reciclagem de carros da América Latina. Com a unidade, 95% dos componentes de veículos em fim de vida útil serão reaproveitados. A usina será instalada no Campus II do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). O projeto é uma parceria do Cefet com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e a empresa Kaiho Sangyo, líder em reciclagem de veículos no país oriental.

A Jica investiu R$ 1 milhão na formação de professores e técnicos para a unidade. Eles passarão uma temporada no Japão para aprender as técnicas de reciclagem de veículos, que serão utilizadas na nova usina. No Japão, a prática é considerada despoluente e, diferentemente do Brasil, conta com legislação específica. “No Brasil, joga-se na prensa e não se retira o que pode ser reaproveitado. Já no Japão, é reciclado combustível, fiação de cobre, estofamento, tecidos, platina, catalisador e até ouro e prata dos circuitos eletrônicos dos computadores de bordo”, explica Márcio Basílio, diretor-geral do Cefet.

De acordo com ele, a utilização da sucata ferrosa dos veículos reciclados reduz em até 56% o consumo de energia na produção de aço se comparado com a fabricação desse material a partir do minério de ferro. No caso do alumínio e cobre, a redução de energia supera os 90%. “Diminui a necessidade de retirar isso da natureza. É uma economia de recursos naturais”, afirma. Conforme reportagem do jornal Hoje em Dia, a economia também chega a recursos preciosos, como ouro e prata. Em uma tonelada de sucata dos carros, por exemplo, é possível recuperar 28 gramas de ouro.

Fonte: Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente  – AMDA – 05/01/2015

You may also like
COPAM regulamenta prazos de licenças ambientais e suas revalidações
Encontro discute uniformidade no licenciamento ambiental
AMM e Semad realizam encontro de meio ambiente
Licença ambiental concedida pelos municípios é regulamentada