Home > COMUNICAÇÃO > Microrregionais debatem segurança alimentar

Microrregionais debatem segurança alimentar

Nos dias 18 e 19 de maio, a Associação Mineira de Municípios (AMM) participou da 1ª Conferência Microrregional de Segurança Alimentar Nutricional que teve como tema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade”. Os eventos foram realizados em Teófilo Otoni e Governador Valadares, onde estão as microrregionais do Vale do Mucuri (Amuc) e do Médio Rio Doce (Ardoce) respectivamente.

O objetivo do encontro foi ampliar os compromissos políticos para a promoção da produção e comercialização dos alimentos, garantir o direito à alimentação adequada e debater a gestão intersetorial no sistema, na política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A técnica do departamento de Assistência Social da AMM, Mayra Camilo, esteve presente nos dois dias de evento e disse que a participação da sociedade é uma forma de garantir e fortalecer as propostas para implementação de políticas públicas.

“Propusemos facilitar o acesso ao crédito para efetivar o trabalho da agricultura familiar e trabalhar a intersetorialidade em âmbito municipal para a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, afim de garantir o acesso aos povos indígenas, comunidades quilombolas e comunidades tradicionais”, comentou Mayra.

Também estavam na pauta do encontro as propostas de integração da rede de apoio para a atenção nutricional e as capacitações das equipes envolvidas com a segurança alimentar e nutricional.

O presidente da Amuc e prefeito de Pavão, Antônio Carlos Almeida, afirma que é fundamental promover encontros como esse para atualizar os profissionais da área. “A segurança alimentar também é um direito da população e tem como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitam a diversidade cultural, ambiental, cultural e econômica”.

You may also like
AMALPA – Assoc. dos municípios da microrregião Alto Paraopeba
Norte de Minas se reúne para debate político
Manual orienta sobre Segurança Alimentar
Ardoce debate drogas na adolescência