Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Meio Ambiente é tema de reuniões no interior

Meio Ambiente é tema de reuniões no interior

Para orientar as prefeituras mineiras sobre as melhores práticas de gestão e preservação ambiental, o departamento de Meio Ambiente da Associação Mineira de Municípios (AMM) realizou visitas nas cidades de Couto de Magalhães, São Gonçalo do Rio Preto e Presidente Kubitscheck, no último dia 21 de maio.

Os consultores da AMM, Lícinio Xavier e Sérgio Moreira, fizeram avaliações de áreas rurais da região para a construção de uma Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) que atenda a demanda de destinação de rejeitos sólidos dos municípios de Couto de Magalhães e São Gonçalo do Rio Preto. Já em Presidente Kubitscheck, os técnicos conheceram a UTC existente, que é referência em destinação de lixo na região.

De acordo com Licínio Xavier, uma UTC pode atender mais de uma cidade e essa união das prefeituras contribui para a redução de custos, uma vez que pode haver o rateio das despesas. “Além disso, com a destinação correta dos rejeitos, o município pode se habilitar a receber o ICMS Ecológico, que é um incremento à receita local”. A equipe da AMM apontou duas áreas em condições de receber a UTC para que, posteriormente, os prefeitos das duas cidades possam definir o melhor local para instalação.

presidentek2

AMM em Ação

Também para abordar questões relacionadas à sustentabilidade, técnicos dos departamentos de Meio Ambiente e Economia da AMM foram a Diamantina para falar sobre o fim dos lixões, plano de saneamento, novo código florestal, ICMS Ecológico, dentre outros assuntos.

A ação foi realizada com o apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (Amaje) e contou com a presença de prefeitos, secretários e servidores municipais.

O diretor da Regional Central da AMM e prefeito de Matozinhos, Antônio Divino de Souza, reforçou a importância de levar o trabalho da Associação ao interior. “Fomos bem recebidos e tivemos uma grande participação de secretários municipais da região. Ir ao interior é uma forma de fortalecer os vínculos da AMM com os municípios e mostrar o valor da nossa entidade”.

Publicada em 29/05/2015

You may also like
COPAM regulamenta prazos de licenças ambientais e suas revalidações
Encontro discute uniformidade no licenciamento ambiental
AMM e Semad realizam encontro de meio ambiente
Licença ambiental concedida pelos municípios é regulamentada