Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Licitação pública municipal é tema de curso do CQGP da AMM nesta semana

Licitação pública municipal é tema de curso do CQGP da AMM nesta semana

Capacitar gestores e servidores públicos para entenderem a importância da licitação e as regras que norteiam esse procedimento foram os objetivos do curso “Licitação pública municipal” oferecido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da AMM, nos dias 8 e 9 de março, em Belo Horizonte.

A professora e consultora Priscila Viana explica que, no curso, são apresentadas as questões que envolvem a legalidade na aquisição de produtos e contratações de serviços. “Para evitar problemas futuros e adquirir produtos com qualidade pelo menor preço possível. As pessoas acham que a licitação é um procedimento demorado e burocrático. O que a gente vê, na prática, é que, em 90% dos casos, os pedidos e o planejamento não são bem executados. E isso tudo influencia na cotação de preços e, consequentemente, na licitação.”

A pregoeira do município de Cambuquira, Maria Ângela da Silva, participa dos cursos da Associação há vários anos e enfatiza a importância da capacitação para a excelência do trabalho na administração pública. “Eu sempre participo dos cursos da AMM para aprimorar meus conhecimentos. Faço parte da comissão de licitação e estou gostando muito do curso para atualizar e aprender sobre as várias modalidades de licitação, as coisas novas, as mudanças da lei.”

Além de atender as aspirações de servidores do Executivo, representantes do Poder Legislativo também buscaram no curso aprendizado e novos conhecimentos. “O curso é muito importante, porque, quando há licitações – de combustível, merenda escolar, material de construção – o prefeito encaminha o edital para a gente. Então, agora, poderei ficar atento ao que é regular e pode ser passado na licitação. É importante a gente vir para aprimorar nossos conhecimentos e ajudar o prefeito a desenvolver nosso município”, afirma o vereador Lúcio Damasceno Souza do município de Jequitinhonha.

O próximo curso da AMM será de “Contratos administrativos”, nos dias 15 e 16 de março. Clique aqui e confira a programação completa das capacitações do CQGP.

Publicado em 9 de março de 2018.