Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Liberado acesso do Programa de Informatização das UBS

Liberado acesso do Programa de Informatização das UBS

Atenção, senhor gestor: o cadastro dos secretários para acessar a futura adesão ao PIUBS está liberado. Siga detalhadamente o passo a passo para solicitar o acesso ao sistema abaixo:

O primeiro passo do gestor é acessar o Sistema de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (SISUBS). Para isso, ele deverá, inicialmente, ter um registro no Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso (SCPA), que unifica todos os cadastramentos de usuários aos sistemas WEB do Ministério da Saúde. (veja o manual).

Para efetuar o cadastro, o gestor deverá entrar no SCPA, clicar na opção “cadastro de novo usuário”, inserir seu e-mail e apertar em “avançar”. Depois disso, será enviado um e-mail de confirmação com instruções.

Após o cadastro efetuado no SCPA, o gestor deverá preencher o formulário FORMSUS (neste link) com as informações de identificação e validação para a liberação ao acesso ao Sistema de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (SISUBS). IMPORTANTE: o sistema não poderá ser liberado sem o preenchimento deste formulário FORMSUS.

Após o cadastro inicial no SCPA e o preenchimento do formulário FORMSUS, o gestor deverá novamente entrar no SCPA (aqui), inserir seu e-mail e senha e clicar em “entrar”. Agora, na tela principal do Sistema, ele deverá clicar no menu “solicitar acesso aos sistemas”, selecionar a opção “sisubs – sistema de informatização das unidades básicas de saúde” e clicar em “avançar”.

Na tela Perfis Disponíveis, o gestor deverá selecionar o perfil “mu – município”, inserir uma breve justificativa e clicar no botão “próximo”. Na tela seguinte: Detalhamento da Esfera, o gestor deverá selecionar seu município e clicar em “finalizar”.

Agora, é só aguardar a liberação do acesso ao SISUBS. Confira aqui a nota orientativa.

Fonte: Conasems.

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.

Publicado em 22 de fevereiro de 2018.