Home > AMM > Julvan Lacerda reúne com líderes municipalistas do Conselho Político Ampliado da CNM

Julvan Lacerda reúne com líderes municipalistas do Conselho Político Ampliado da CNM

Líderes das entidades municipalistas brasileiras se reuniram na manhã desta quarta-feira (4 de outubro) para a reunião do Conselho Político Ampliado. O objetivo do encontro – promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) – foi acertar detalhes da organização do movimento municipalista.

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, representou os gestores públicos mineiros nos encontros que acontecem desde ontem, na CNM, em Brasília.

A reunião de hoje tratou de assuntos internos e questões jurídicas que dizem respeito às entidades, com palestras de advogados consultores da CNM. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, também alertou os líderes estaduais para a necessidade de as entidades municipalistas se engajarem em relação às pautas que impactam os entes locais, especialmente as que estão em tramitação no Congresso Nacional.

Encontro com Rodrigo Maia

A comitiva de prefeitos que esteve presente na reunião desta terça-feira (3 de outubro), na Confederação Nacional de Municípios (CNM), foi acompanhada de lideranças do movimento municipalista ao Congresso Nacional cobrar de parlamentares respostas do Legislativo e do Executivo Federal em relação à crise financeira pela qual passam os municípios. Os gestores foram recebidos pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que se comprometeu a falar com o presidente da República, Michel Temer, sobre auxílio financeiro aos municípios ainda este ano.

Maia considerou que há necessidade de se construir políticas de longo prazo para autonomia financeira do ente municipal, o que chamou de soluções de longo prazo, e constitui em uma reformulação do pacto federativo. “Nossa solução tem que ser permanente. Temos que rapidamente discutir o pacto federativo, a reforma tributária e previdenciária”, afirmou.

Participaram da reunião representantes das entidades: Associação Rondoniense de Municípios (Arom); Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames); Associação Mineira de Municípios (AMM); Associação Goiana de Municípios (AGM); Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs); Federação Catarinense de Municípios (Fecam); Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomassul); Associação de Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes); Associação Paulista de Municípios (APM); Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe); Associação dos Municípios Alagoanos (AMA); Associação Municípios Região de Laguna (Amurel); Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap); e Associação dos Municípios do Acre (Amac).

Com informações e fotos da CNM. Publicado em 4 de outubro de 2017.