Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Julvan Lacerda assume 1ª vice-presidência da CNM na presença de milhares de prefeitos em Brasília

Julvan Lacerda assume 1ª vice-presidência da CNM na presença de milhares de prefeitos em Brasília

Minas Gerais agora conta com uma forte representação no movimento municipalista nacional. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, tomou posse como 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na manhã desta quarta-feira, 24 de maio, na presença de milhares de prefeitos de todo o país. Além da programação da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, como o painel dos pré-candidatos à presidência da República e as arenas técnicas, os prefeitos mineiros também marcaram presença na 8 Reunião da Bancada Mineira no Congresso Nacional, com o intuito de forçar os parlamentares a assumirem compromisso com a luta pelas causas e reivindicações municipalistas e com a votação das pautas que tramitam nas Casas legislativas.

“A nossa eleição para compor a diretoria da CNM mostra a força que temos feito com os prefeitos do estado. É a primeira vez que Minas chega tão perto da presidência da CNM. E num momento em que o país nos deixa em segundo plano, primeira vez na história do Brasil que não temos nem um ministro de estado, perdendo espaço a nível federal. E o municipalismo e a União dos prefeitos fez com que a gente conquistasse esse espaço. Vamos trabalhar juntos, quem foi eleito foram todos nós, não só eu, Julvan”.

Quem assume como presidente da CNM foi o ex-prefeito de Saldanha Marinho, Glademir Aroldi, substituindo Paulo Ziulkoski, líder da instituição por 21 anos. No seu discurso de posse, Aroldi destacou o papel de Ziulkoski na organização da entidade e na defesa das pautas municipalistas, assumindo o compromisso de dar continuidade ao perfil de atuação do presidente que deixa a função.

Bancada Mineira

Na reunião da bancada mineira organizada pela AMM durante a tarde da quarta-feira, diversos deputados federais e o senador Antonio Anastasia conheceram a pauta prioritária municipalista e se comprometeram, por meio da assinatura de um termo de compromisso para a votação e o andamento das casas legislativas. “Apresentamos as proposições que estão caminhando nas casas e precisam do apoio dos deputados e senadores para que virem lei, corrigindo um pouco dessa disfunção federativa que se implantou no país  e que só pela legislação podemos transformar”, reforçou Julvan Lacerda.

Conquista da Marcha

Depois do anúncio de decreto que flexibiliza o uso das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), movimento obtém segunda conquista da Marcha. O requerimento de urgência para o substitutivo ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 461/2017, referente ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), acaba de ser aprovado pelos deputados em Plenário com unanimidade. O recém-empossado presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, acompanhou a votação no Plenário da Câmara.

Ao atenderem a demanda do movimento para a matéria tramitar com prioridade na Casa, os parlamentares cumpriram acordo feito durante o painel Pauta Prioritária no Congresso, promovido na manhã desta quarta-feira.

Mais de 400 prefeitos mineiros participaram do movimento municipalista da CNM em Brasília.

Com informações da CNM