Home > ÁREAS TÉCNICAS > Saúde > Hemominas comemora o Dia Mundial do Doador Voluntário De Sangue

Hemominas comemora o Dia Mundial do Doador Voluntário De Sangue

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, instituído desde 2005, por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Fundação Hemominas promove atividades especiais, até esta quarta-feira (15/6), em unidades de todo o Estado para celebrar os doadores voluntários. O Hemocentro de Belo Horizonte realizou o ‘Arraiá do HBH’, com a participação dos grupos de quadrilha Feijão Queimado e o Paixão Mineira. Além das apresentações, um lanche especial e entrega de lembranças alusivas à data alegraram o dia de quem compareceu ao Hemocentro.

Neste contexto de incentivo ao aumento do estoque e fidelização de doadores, a campanha permanente ‘Espalhe Vida: Doe Sangue’, realizada pela Hemominas, é uma estratégia para promover a recomposição dos estoques e atrair novos voluntários ao longo do ano.

Cada hemocentro elabora e realiza ações específicas, aproveitando datas significativas e comemorativas. A próxima campanha dos hemocentros acontecerá no Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto, e será lançada em meados de julho.

A ação ‘Espalhe Vida, Doe Sangue’ foi levada ao metrô da capital pela Fundação Hemominas, na segunda-feira (13/6), para estimular a captação de doadores durante este período de frio. A iniciativa chegou aos mais de 210 mil usuários diários que circulam no metrô, incentivando-os a comparecerem aos hemocentros da cidade. A mobilização realizada pela Hemominas e pela CBTU aconteceu na Estação Central.

Como doar sangue

Para doar sangue, o candidato deve ter entre 16 e 69 anos, peso acima dos 50Kg, estar em condições plenas de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h e estar alimentado. O doador deve apresentar documento original oficial com foto, filiação e assinatura. São retirados aproximadamente 450ml de sangue, em poucos minutos, volume que, além de não fazer falta ao doador, contribui para salvar até quatro vidas.

Para conferir o horário de atendimento das unidades,os interessados podem acessar www.hemominas.mg.gov.br. No mesmo endereço é possível, ainda, realizar o agendamento online da doação de sangue. Todas as condições, critérios e restrições podem ser consultados clicando neste link página da Hemominas.

Com informação da Agência Minas Gerais
Publicado em 17 de junho de 2016