Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Guimarânia recebe última edição do “AMM nos Municípios” de 2017  

Guimarânia recebe última edição do “AMM nos Municípios” de 2017  

Guimarânia, no Alto Paranaíba, receberá o último encontro do primeiro ciclo do “AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões”, nesta sexta-feira, 1° de dezembro. Depois de percorrer nove regiões de Minas Gerais, o projeto de interiorização da Associação Mineira de Municípios (AMM) termina o ano de estrada promovendo mais um momento de capacitação e debate político voltado para as causas municipalistas e bandeiras locais, tornando o estado de Minas Gerais cada vez mais forte e participativo.

Prefeitos, vices, presidentes de câmaras, vereadores, secretários municipais, técnicos, servidores públicos e profissionais da sociedade civil estão convidados a se unirem neste encontro público no Parque de Exposições, localizado na rua Conselheiro Rufino 70, no Centro. Todos os municípios mineiros podem participar.

Por meio deste projeto, os gestores e servidores públicos das cidades do interior de Minas Gerais – que nem sempre podem estar na sede em Belo Horizonte – têm a oportunidade de participar das atividades da Associação para reivindicarem ações e, juntos, buscarem soluções e mais desenvolvimento, principalmente aos pequenos municípios.

“É uma alegria termos conseguido executar essa interiorização, para mostrarmos aos prefeitos de todo o estado a importância da união. E esse é o intuito da nossa gestão na AMM, aumentar cada vez mais a interlocução e união dos agentes políticos na construção de um municipalismo mais forte”, diz o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

Além do debate que reúne gestores municipais e autoridades do cenário político estadual, o “AMM nos Municípios – Encontros nas Macrorregiões” também conta com palestras de órgãos do governo estadual, parceiros da AMM na iniciativa.

Parcerias

O projeto de interiorização foi pensado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG); Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ-MG); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG); Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (SECIR/MG) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/MG); Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG); COSEMS/MG; OAB/MG; e ainda, com o apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Rede Minas.

Conheça Guimarânia

O município possui 7.895 habitantes, segundo dados do IBGE de 2016, e faz parte da mesorregião do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e microrregião de Patos de Minas. O prefeito, Adílio Alex dos Reis, também é diretor regional da AMM em Alto Paranaíba.

O território não é montanhoso e há grandes planícies. A topografia é variada, sendo em algumas localidades, onduladas de colinas baixas, em outras, escarpas de superfície elevadas que variam de 1.000 a 1.200 metros de altitude. Grande parte do município é constituída por terrenos de cultura e, os restantes, são classificáveis em sua maioria, como “cerradão” o melhor cerrado para agricultura. A cachoeira mais conhecida do local é a Cachoeira dos Borges, grande atrativo para turistas.

Conheça a programação e inscreva-se aqui.