Home > COMUNICAÇÃO > Governo assina memorando a favor dos municípios mineiros

Governo assina memorando a favor dos municípios mineiros

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, assinou na última sexta-feira (14), um memorando de entendimento com 17 instituições para o desenvolvimento e consolidação da Cadeia Produtiva de bioquerosene para a aviação. O objetivo é criar uma plataforma que leve a uma consolidação de um Programa Mineiro de Desenvolvimento da Cadeia de Valor de Bioquerosene para a aviação.

A plataforma tem o objetivo de impulsionar a estrutura agrícola e transformar o estado em um grande fornecedor de matéria prima para a produção do biocombustível. A princípio, o desejo é que a plataforma mineira tenha unidades de biomassa nas cidades de Jaíba e Montes Claros, no norte do estado, e conte com usinas de prensagem de óleo em vários municípios.

O governador Antonio Anastasia destacou a importância do programa declarando apoio ao memorando: “Tenho certeza senhores que as empresas, as universidades, os centros de pesquisas, todos os envolvidos neste grande esforço terão todo o nosso apoio e o aplauso universal se chegarem a bom tempo a um êxito positivo em relação a este empreendimento, a esta pesquisa”, disse.

A plataforma de biocombustível deverá desenvolver toda a cadeia de valor do bioquerosene com várias matérias-primas como a cana de açúcar, pinhão manso e camelina. É um esforço nacional que visa estabelecer uma indústria de biocombustíveis sustentáveis no Brasil por meio da pesquisa e desenvolvimento de uma cadeia de produção de múltiplas matérias-primas em diversas regiões. O objetivo é ter uma indústria sustentável para aviação que vai desde  a produção da biomassa até sua utilização no voo.