Home > COMUNICAÇÃO > Gestores devem registrar os resultados do Bolsa Família na Saúde

Gestores devem registrar os resultados do Bolsa Família na Saúde

Gestores municipais têm até esta sexta-feira (9) para registrarem os resultados de acompanhamento das condicionalidades de saúde no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde, em relação à segunda vigência de 2014. As informações devem ser incluídas pelos gestores no sistema DataSUS, do Ministério da Saúde.

As condicionalidades são os compromissos assumidos tanto pelas famílias do Bolsa Família quanto pelo poder público para ampliar o acesso dos beneficiários a direitos sociais básicos. Atualmente, 11,6 milhões de famílias do programa são acompanhadas em todo o país. O registro feito pelos gestores mostra o acesso das famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza à rede de atenção básica, além de fornecer informações relevantes para o aprimoramento da gestão municipal.

Na área de saúde, os pais ou responsáveis têm o compromisso de manter atualizado o calendário de vacinação das crianças menores de 7 anos e levá-las para pesar, medir e fazer exames. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê, além de participar das atividades educativas promovidas pelas equipes de saúde sobre aleitamento e alimentação saudável.

Central de Atendimento do MDS:

0800-707-2003

You may also like
Municípios devem checar lista de beneficiários do Bolsa Família
Em parceria com AMM, Sedese realiza segunda etapa do Capacita Suas
AMM divulga carta de apoio aos municípios frente aos atrasos nos repasses de recursos para a área da saúde
Transferência de recursos do SAD para Bloco de Média e Alta Complexidade