Home > COMUNICAÇÃO > Gabriel Perissé destaca a importância da inovação na educação

Gabriel Perissé destaca a importância da inovação na educação

“Se há algum lugar que deveria ser inovador, esse lugar deveria ser a escola. É lá que se formam os novos cidadãos”.  A última palestra magna do Fórum Técnico da AMM foi realizada pelo doutor em filosofia de educação, Gabriel Perissé, e tratou da questão da urgência de uma nova forma de pensar a escola e como a educação é passada para os alunos. Para ele, os professores são a chave da mudança e precisam ser valorizados.

Segundo Perissé, o gestor municipal, ao olhar para a escola, precisa olhar também para a formação do professor, para o seu dia-a-dia, suas necessidades, e não tratá-lo como o funcionário que causa problema. “Ao contrário, ele é o que resolveria todos os problemasse tivessem os seus resolvidos. Ele é quem pode ajudar a nova geração a encontrar o “novo valioso”, destacou.

Segundo ele, para uma escola inovadora não basta apenas a introdução de novas tecnologias: o porquê da instituição deve ser repensado. “Se tivéssemos essa coragem inovadora, nós poderíamos rapidamente melhorar o que precisa ser melhorado, problemas antigos que podem ser melhorados”, destacou. Para Gabriel, o número de alunos em sala de aula, os objetivos da escola, a questão da reprovação, das notas são questões obsoletas. “Quantos sistemas de ensino no mundo colocaram abaixo o sistema de notas? São coisas muito atrasadas que obstaculizam a inovação”.

Ao final da palestra, o público pôde ter acesso a vários livros escritos por Perissé, sobre educação, pedagogia e ensino.