Home > COMUNICAÇÃO > Frente de prefeitos empossa gestores mineiros

Frente de prefeitos empossa gestores mineiros

O prefeito da capital mineira, Márcio Lacerda, foi empossado presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para o próximo biênio nesta quinta-feira, 9 de abril, durante III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que reuniu mais de mil gestores municipais em Brasília (DF).  O prefeito de Barbacena e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Carlos Andrada, também fortalece a representatividade de Minas ao assumir na entidade a vice-presidência de Relacionamento com Órgãos de Controle.  Outros nove prefeitos do Estado também foram empossados na diretoria executiva da FNP.

O novo presidente adiantou que será elaborado um plano de trabalho com propostas de curto e médio prazo.  Além disso, uma reunião de planejamento com a nova diretoria também já está agendada para maio com o intuito de discutir as novas propostas.

marcio lacerda fnpSegundo Lacerda, “essa é uma missão que irei encarar com muito comprometimento e responsabilidade, pois o momento atual do país exige além do trabalho, muita humildade. Contamos com o apoio e colaboração de todos os colegas para que possamos superar desafios e construir um país com cidades mais inclusivas e humanas”, comentou o prefeito de Belo Horizonte, durante a solenidade de posse da nova diretoria.

Já para Antônio Carlos Andrada, associações como a AMM, juntamente a FNP fortalecem cada vez mais o municipalismo brasileiro e a luta para a efetiva revisão do pacto federativo. “Temos que unir forças para conseguirmos ter voz diante de um sistema nacional problemático. E o fato de já termos uma experiência com esse debate pela AMM, só reforça o clamor dos prefeitos”, enfatizou.

O ex-presidente da FNP José Fortunati, prefeito de Porto Alegre (RS), endossou o discurso dos prefeitos mineiros. “A Frente é composta dessa sinergia que temos nos municípios brasileiros. À medida que mais prefeitos se engajam para lutar pelo municipalismo, todos nós saímos mais fortalecidos”, disse.

A FNP é a única representante dos municípios brasileiros dirigida exclusivamente por prefeitos e prefeitas em efetivo exercício de mandatos. A entidade é organizada em diretoria executiva, vice-presidências temáticas, por faixa populacional, estaduais e um conselho fiscal.

Sobre o III EMDS

Com a primeira edição realizada em 2012, o EMDS já se consolida como o maior evento sobre sustentabilidade do país. O evento é promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Uma das metas do EMDS é mobilizar gestores públicos dos três níveis de governo a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo e criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.

Nesta edição, realizada de 7 a 9 de abril, foram realizadas, entre outras atividades, três oficinas para orientar sobre a execução dos recursos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e de gestão do Bolsa Família e sobre o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (AcesSuas Trabalho).

Entre os temas debatidos este ano estavam a dinamização das oportunidades para os pequenos negócios, a gestão pública aliada ao empreendedorismo, a qualidade ambiental urbana, a inclusão produtiva, erradicação da miséria e questões referentes à mobilidade urbana.

Na foto: O novo presidente da FNP, Márcio Lacerda, com o vice-presidente de Relacionamento com Órgãos de Controle, Antônio Carlos Andrada e o vice-presidente da entidade, Maguito Vilela.

You may also like
Toninho Andrada assume presidência da AMM
Antônio Júlio assume a presidência da AMM
Prefeitos definem prioridades para Conselhos
AMM terá disputa para a presidência