Home > ÁREAS TÉCNICAS > Economia > FPM: Primeiro decêndio de março será depositado nesta quinta

FPM: Primeiro decêndio de março será depositado nesta quinta

Os repasses referentes ao primeiro decêndio de março de 2016 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) serão creditados amanhã, quinta-feira, 10 de março, nas contas das prefeituras, descontada a retenção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Em comparação com o primeiro decêndio de março de 2015, o presente decêndio teve uma queda, isso em termos brutos e reais.
A situação de queda nominal dos repasses realizados ao fundo é extremamente preocupante. Isso porque o montante repassado é menor e, quando somada aos efeitos negativos da inflação, os recursos se tornam ainda menos expressivo. Mas, segundo as previsões da Secretaria do Tesouro Nacional (STN),  há expectativa de melhora para os próximos meses. Para março e abril, a STN espera crescimentos nominais de 6,1% e 11,1%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano anterior mas essa previsão do governo, pode não se concretizar. Diante disso, os gestores municipais devem se alerta para que refaçam seus planejamentos financeiros, a fim de conseguir amenizar os efeitos oriundos da crise em que o país está imerso, o que abarca a queda do FPM.

 

Informação da Agência CNM

You may also like
Municípios devem receber parte da multa arrecadada com o projeto da repatriação
Estimativa populacional publicada pelo IBGE não traz grandes mudanças para o FPM em Minas Gerais
Municipalistas vão a Brasília e conseguem liberação de 1% do FPM para esta sexta-feira
Repasse do 1% do FPM previsto para julho deve somar R$3 bilhões

Leave a Reply