Home > COMUNICAÇÃO > FPM do primeiro trimestre fecha com queda

O Fundo de Participação de Municípios (FPM) do primeiro trimestre de 2015 teve redução de 7,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, em valores líquidos descontados os 20% de retenção para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Foram repassados neste trimestre R$2.203 bilhões aos municípios mineiros, ante R$ 2.393 bilhões no primeiro trimestre de 2014.

Somente no mês de março o Fundo fechou com queda de 32,4% se comparado ao mês de fevereiro deste ano, explica a técnica do departamento de Economia da Associação Mineira de Municípios (AMM), Angélica Ferreti.  “A justificativa do governo federal é de que a arrecadação sempre cai no período do Carnaval e principalmente por ter menos dias úteis no último decêndio do mês de fevereiro”.

Para abril, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) prevê aumento de 12%, em relação ao mês de março. “É cenário otimista se comparado ao comportamento dos repasses nos três primeiros meses de 2015”, ressalta Angélica.

A economista alerta para que os gestores fiquem atentos e tenham cautela na execução das despesas. “É preciso planejar bem as ações, os orçamentos, e acima de tudo, controlar os gastos nesses primeiros meses de economia enfraquecida”.

Confira a variação dos repasses, mês a mês e a comparação com o ano anterior

tabelaFPM12015

You may also like
Municípios devem receber parte da multa arrecadada com o projeto da repatriação
Atrasos nos royalties de Itaipu depende de PL na Câmara para ser liberado
Estimativa populacional publicada pelo IBGE não traz grandes mudanças para o FPM em Minas Gerais
Municipalistas vão a Brasília e conseguem liberação de 1% do FPM para esta sexta-feira