Home > COMUNICAÇÃO > Fórum trata Comunicação Pública como área estratégica

Fórum trata Comunicação Pública como área estratégica

Um dos temas abordados no I Fórum Técnico dos Municípios, que será realizado pela Associação Mineira de Municípios – AMM, nos dias 5 a 7 de novembro, será a importância da comunicação pública na gestão municipal e sua função estratégica. O plano de comunicação, que deve ser elaborado por cada prefeitura, é visto com dificuldade pelos gestores, em se tratando de seu planejamento e implantação.
O acesso às informações públicas possibilita uma participação ativa da sociedade nas ações governamentais, bem como permite que as ações da gestão municipal sejam divulgadas. De modo geral, o acesso às informações públicas é um requisito importante para a luta contra a corrupção, o aperfeiçoamento da gestão pública, o controle social e a participação popular.
A Lei de Acesso à Informação (LAI) garantiu ao cidadão o acesso amplo a qualquer documento ou informação produzida, que não tenham caráter pessoal e não estejam protegidos por sigilo. De cumprimento obrigatório para todos os entes governamentais, essa lei produz grandes impactos na gestão pública e exigirá, para sua efetiva implementação, a adoção e o conhecimento de uma série de medidas que serão abordados no Fórum.
Diante da importância inquestionável da comunicação pública para uma administração eficaz, a AMM separa uma sala, no último dia do evento (07), para tratar de questões que envolvem campanhas publicitárias, imprensa, politica de comunicação e muito mais. Com a presença dos melhores profissionais da área, o evento buscará oferecer uma visão prática do processo, destacando cases de sucesso, orientando na elaboração do plano de comunicação, e da importância da Transparência, através da lei complementar 131/09.
No dia 7, o tema política de comunicação nos órgão públicos municipais vai ser abordado com o intuito de mostrar aos gestores a importância de uma comunicação bem trabalhada. Para o palestrante Rafael Araújo, explica que “antigamente apenas a assessoria de comunicação era responsável pelo setor. Hoje, se o prefeito não consegue passar aquilo que pensa para seus secretários e sua população sua política pode fracassar”.
Um dos destaques será o representante do Ministério da Justiça, Marcone Gonçalves Santos. Com a sua palestra, ele dará um panorama sobre a comunicação na construção do espaço de poder, enfatizando sua relevância no contato com os cidadãos sobre a administração pública. Alberto Duque Portugal, consultor e professor na Fundação Dom Cabral, passará aos presentes sua vasta experiência com comunicação organizacional, além de outras autoridades no assunto.
Não deixe de participar! No dia 05, a inscrição é gratuita, e terá como destaque a palestra da jornalista Cristiana Lôbo, da Globo News, que dará uma visão diferenciada sobre o movimento das ruas, o municipalismo, e os desafios de melhorar a qualidade dos serviços públicos.