Home > COMUNICAÇÃO > FEAM busca apoio da AMM em projeto ambiental

FEAM busca apoio da AMM em projeto ambiental

A Associação Mineira de Municípios – AMM está presente em todas as regiões do estado e colabora como facilitadora de possibilidades que acrescentam conhecimento aos gestores municipais. Nesse contexto, representantes da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM estiveram na sede da associação na manhã dessa terça-feira (07) para buscar apoio em um projeto que irá culminar no Plano Estadual de Energia e Mudanças Climáticas. O objetivo da parceria é aproveitar a estrutura logística que a AMM possui em todo o estado, e levar para o máximo de municípios possível a conscientização desse problema que preocupa a todos em escala mundial.

A elaboração do Plano é um dos projetos resultantes da cooperação internacional que o Governo de Minas desenvolve, desde 2009, com a Região de Nord-Pas-de-Calais, no norte da França. A atividade mineradora foi inicialmente o fator motivador para aproximação de Minas com a França, mas devido ao reconhecimento dos avanços de Minas Gerais e Nord-Pas-de-Calais na área de Mudanças Climáticas foi proposta a execução conjunta do projeto, adaptando as experiências de sucesso naquele país ao contexto mineiro.
A publicação do Plano Estadual de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais está prevista para o final de 2014, mas os interessados poderão, em breve, acessar um site dedicado exclusivamente ao Projeto, que será composto de notícias, imagens e informações que abordarão desde as etapas de elaboração do Plano até os acontecimentos mais atuais.
Clima é pauta mundial
As mudanças climáticas têm sido apontadas como uma das maiores questões de política internacional da atualidade. Resultado do crescente aumento da concentração de Gases de Efeito Estufa – GEE na atmosfera, sobretudo, pela queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão, gás natural) e mudanças no padrão de uso do solo (desmatamento, agricultura, urbanização), o aquecimento global é reconhecido como um dos principais desafios que o mundo enfrenta no século 21.